
Todo mundo já faz recomendações de produtos e serviços em suas redes sociais, não é mesmo? E se você pudesse ser recompensado por isso? O Peoople, que está chegando ao Brasil, é um aplicativo na qual você pode reunir amigos, preparar listas de recomendações e ainda receber por esse ‘trabalho’.
Com presença na Espanha e em Portugal, o Peoopleinicia a sua operação na América Latina pelo Brasil e pretende expandir para outros países em breve. Para fortalecer a sua estratégia e ampliar o alcance junto aos influenciadores brasileiros, o aplicativo espanhol escolheu a AtitudeCom como parceira para acelerar sua expansão.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, 52% dos internautas brasileiros seguem influenciadores digitais nas redes sociais. Desse volume, metade afirma que consome produtos e serviços que essas personalidades indicam nas plataformas.
O levantamento ainda aponta o crescimento da utilização de redes sociais pelos brasileiros – de 2017 para 2019, foram 38 milhões de pessoas a mais que passaram a utilizar as plataformas. Os dados apontam que a faixa etária do público dos influenciadores digitais é, em sua maioria (75%), de 16 a 24 anos. Logo após vêm os grupos de 25 a 34 anos (62%) e de 35 a 54 anos (40%). Em relação ao poder financeiro dos internautas, quem mais acompanha influenciadores se enquadra nas classes B e A (58% e 56%, respectivamente).
O levantamento do Ibope justifica a estratégia do Peoople, que enxerga no Brasil um mercado em franco crescimento para o seu negócio. A plataforma funciona como uma rede social onde o usuário cria pastas com recomendações em diversos segmentos, como viagens, livros, moda, beleza, entre outros. Porém, diferente de outros aplicativos e plataformas com semelhanças, a qualidade do conteúdo e referências para engajamento é essencial e dá a possibilidade do usuário ser monetizado pelas suas indicações ao subir de nível. Para escalar, é necessário cumprir alguns desafios para cada fase. O usuário começa como Rookie, depois se torna Influencer, Unicorn e Star.

A AtitudeCom, comandada pela CEO Damaris Lago, foi a escolhida para alavancar a presença da plataforma espanhola no país pelo seu pioneirismo dentro deste mercado. A agência foi a pioneira ao desenvolver campanhas para bloggers no Brasil, e em 2013 criou o primeiro Clube de Blogueiras de Moda do Brasil.
O relacionamento consistente com os influenciadores digitais é uma marca da agência, que além de criar campanhas para marcas interessadas em se aproximar desse mercado, também fomenta a educação do setor de marketing de influência no país.
A AtitudeCom conta com um masterclass gratuito para quem quer se aprofundar no assunto e construir uma carreira como influenciador digital. A convite da BASF, o conteúdo exclusivo está disponível na plataforma digital Onono, um Centro de Experiências Científicas e Digitais criado pela empresa para conectar e aproximar todo o ecossistema de transformação digital com livre acesso.
“É uma oportunidade incrível para a AtitudeCom esta parceria, pois incrementa mais ainda nossos esforços de fomentar o setor e profissionalizá-lo cada vez mais. Como todo setor novo, em formação, existem desafios enormes a serem superados, e sem dúvida, promover a monetização saudável dos influenciadores é uma delas”, diz Damaris Lago.
Veja como funciona o app Peoople
O usuário do Peoople conta com um app para dispositivo móvel que os incentiva a contarem mais sobre o que consomem, desde a sua música ou livro predileto, até suas marcas prediletas de roupas, restaurantes, viagens etc. A cada recomendação, o app disponibiliza um link associado que permite comprar o produto ou fazer uma reserva, por exemplo.
Quanto maior a popularidade do usuário no app, mais ganhos ele poderá ter ao usar a plataforma. Paulo Sousa, youtuber português que começou a utilizar o Peoople recentemente, conta num vídeo que são três as formas possíveis de rentabilizar a presença no app: através das interações (como visitas ao perfil, por exemplo); ao levar pessoas para criar um perfil no app; ou através de comissões de vendas. A cada venda efetuada através do perfil do usuário, ele é recompensado por uma comissão.
Com o conceito de gamificação, a plataforma Peoople funciona como um jogo, onde para ganhar dinheiro é preciso subir de nível. São quatro níveis possíveis, sendo que todos começam como Rookie. Assim que forem cumpridos os primeiros desafios, passam a Influencer e é aí que começam a poder somar ganhos em dinheiro. Unicórnio e Star são os níveis que se seguem – mais difíceis, mas ainda mais rentáveis do que os primeiros.
O app Peoople pode ser baixado gratuitamente para dispositivos Android ou iOS. Para começar a usar, basta criar uma conta, que pode estar associada ou não a outra rede social, e começar a explorar os recursos desta incrível novidade.