O apresentador e cantor Pedro Leonardo estrela a campanha “Fertilizantes não fazem mal à saúde”, que tem como mensagem trazer a importância dos fertilizantes para a produção de alimentos e para a saúde da população. A ação faz parte de um projeto de conscientização da Nutrientes Para a Vida – NPV, iniciativa que tem como missão desmistificar os vários conceitos já pré-estabelecidos sobre o insumo e mostrar a sua participação fundamental para evitar o desperdício, a fome e, principalmente, para colaborar com o bem-estar das pessoas.
O artista foi escolhido, devido a sua familiaridade com o campo e por ser uma figura conhecida pelo público. No vídeo é apresentado, por exemplo, que os fertilizantes são responsáveis por cerca de 50% da produção mundial de alimentos, bem como faz uma relação de como o insumo nutre os alimentos, por meio do solo e, consequentemente, ajuda na durabilidade dos alimentos e transmite essa nutrição para uma dieta balanceada de quem os consumir.
“Apesar das inúmeras associações sobre os fertilizantes, de uma maneira geral, fertilizante nada mais é do que adubo, ou seja, um produto que vai levar nutrientes para as plantas, já que o nosso solo tem baixa fertilidade, portanto não consegue oferecer o que é preciso para ajudá-las a se desenvolverem de forma adequada, para produzir bem e com qualidade. O resultado desse procedimento na agricultura é um alimento bem nutrido e que ao ser consumido interfere de forma positiva na saúde da população”, explica o coordenador Científico da NPV, Valter Casarin, coordenador Científico da NPV.
No Brasil, um país com vocação agrícola, onde o setor tem constantemente batido recordes de produção, o fertilizante é um dos principais insumos a contribuir com o sucesso agrícola brasileiro. Nesse contexto, está entre os maiores produtores mundiais de soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, café, laranja, arroz, cacau, entre outras culturas. Um fator que faz com ele seja responsável por alimentar 800 milhões de pessoas no planeta e ao mesmo tempo dependente do insumo para manter o seu ritmo de produção e até aumentar a produtividade, assim como garantir a qualidade nutricional dos alimentos.
Por isso, a NPV firma cada vez mais a sua missão de esclarecer, e informar a sociedade brasileira, por meio de iniciativas como essa campanha, com base em estudos científicos, sobre a importância e os benefícios dessas substâncias na produção e qualidade dos alimentos, bem como sobre sua utilização adequada.
“Queremos mostrar nesse vídeo de forma simples, além de toda a informação sobre o que é o fertilizante, que um mundo sem esse insumo seria um mundo com menos alimentos, o que aumentaria a fome, e também com alimentos menos nutritivos, o que prejudicaria a nossa saúde. Sem falar na contribuição para evitar o desperdício, pois uma planta bem nutrida, tem uma maior durabilidade”, finaliza Luis Prochnow, coordenador Geral da NPV.
Para conhecer a campanha, acesse o link: Vídeo Fertilizantes não fazem mal à saúde.