ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Participação feminina em cargos de liderança e gestão é “tendência” no Brasil

Artigos Especiais ABC by Artigos Especiais ABC
07/04/2022
in Artigos Especiais
0 0
Participação feminina em cargos de liderança e gestão é “tendência” no Brasil
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Fernanda Garcia

No dicionário a definição da palavra Tendência é: 1. Ação ou força pela qual um corpo tende a mover-se para alguma parte. 2. [Figurado]  Propensão; inclinação; disposição; propósito.” E quando se fala em tendência, pensamos em tendências de moda, tendências de mercado… São previsões que podem ou não se realizar, e que podem ou não ser seguidas pelo público e pelas empresas.

E o que isso tem a ver com as mulheres em cargos de liderança? Comecemos pelos dados.

De acordo com um levantamento realizado pela consultoria e auditoria Grant Thornton, 38% dos cargos de liderança no Brasil são ocupados por mulheres, e nós nos espalhamos por diversas áreas no C-Level: somos CEOs, CFOs, CMOs… E, se comparado com o mesmo levantamento de 2019, não muitos anos atrás, o número de mulheres em posição de liderança vem crescendo: éramos apenas 25%, o que representa um salto de mais de 10% em apenas três anos, e pesquisas apontam que esse número deve aumentar ainda mais.

Mas por que destacar o crescimento e a importância das mulheres em cargos de gestão? Primeiramente, vale ressaltar que o mesmo levantamento da Grant Thornton traz também a informação de que 6% das empresas brasileiras deliberadamente deixam o C-Level apenas para os homens. Além disso, nos dois anos da pandemia também foi um período que contribuiu para o afastamento das mulheres do mercado de trabalho, e a taxa de desemprego feminina vem crescendo mais do que a masculina, como aponta uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Mesmo que a taxa de participação feminina no mercado de trabalho seja historicamente menor que a masculina, o número de mulheres inseridas no mercado vinha crescendo na última década. Porém, com a pandemia, esse aumento estagnou, são mais de 7,5 milhões de mulheres fora do mercado de trabalho. Isso pode ser explicado por diversos motivos, como as relações desiguais no trabalho doméstico e no cuidado familiar, bem como com a grande presença de mulheres em empregos informais.

Portanto, ao falar da presença de mulheres em cargos de liderança e gestão como tendência, não estamos exatamente apontando uma informação equivocada; mas estamos deixando de lado todo um outro aspecto no que diz respeito às condições de trabalho das mulheres no Brasil. E isso importa pois, para que seja possível que mulheres cheguem ao C-Level, é preciso que elas façam parte do mercado. Que elas estejam integradas nas empresas, ocupando espaços de trainee, vagas júnior, vagas sênior, tendo a chance de vislumbrar um caminho de crescimento. Enquanto as mulheres precisarem escolher entre trabalhar ou cuidar dos filhos (uma realidade ainda muito presente no nosso País), enquanto o trabalho doméstico ainda for um “segundo expediente” para muitas mulheres, a presença delas nos cargos de liderança não será um resultado de ações efetivas que as levaram até lá, e sim apenas uma “tendência”.

Fernanda Garcia é especialista em Comunicação na Raccoon.Monks, agência de soluções digitais full service com clientes como Natura, XP Inc., Google, Nubank, C&A, Grupo Big e YDUQS. A empresa se fundiu, em 2021, ao grupo S4 Capital, holding de publicidade digital fundada por Martin Sorrell, passando a se chamar Raccoon.Monks

Tags: Artigos EspeciaisLiderança Feminina

Related Posts

Growth e liderança: o papel do CEO no crescimento da marca
Artigos Especiais

Growth e liderança: o papel do CEO no crescimento da marca

...

Retail Media: o ponto de venda como protagonista da nova era da publicidade
Artigos Especiais

Retail Media: o ponto de venda como protagonista da nova era da publicidade

...

Setor industrial demanda marketing técnico para fechamento de negócios

Setor industrial demanda marketing técnico para fechamento de negócios

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Até onde as marcas podem ir em busca do engajamento?

Até onde as marcas podem ir em busca do engajamento?

Retail media network: o varejo como protagonista da publicidade digital no Brasil

Retail media network: o varejo como protagonista da publicidade digital no Brasil

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Next Post
Remederi, startup de cannabis medicinal, irá participar do Bossa Summit 2022

Remederi, startup de cannabis medicinal, irá participar do Bossa Summit 2022

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.3k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Qual rede social você mais utiliza no seu dia a dia?

Eventos

Mês Atual

junho, 2025

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X