Segurança é fundamental em quaisquer transações financeiras, mas a praticidade também é fator importante para muitos consumidores. E para descomplicar essa rotina, a Topaz, empresa que lidera a área de Banking do Grupo Stefanini, amplia sua plataforma de Onbording Digital e inclui o acesso via aplicativo de mensagens por meio do chatbot. A parceria foi estabelecida com a Woopi, outra empresa do Grupo focada em Inteligência Artificial (IA) e criadora da conhecida assistente virtual Sophie.
Hoje, a Topaz atua com soluções de Onboarding utilizadas pelos bancos em sua base de correntistas em diversos níveis de abrangência, como Desktop, Browser, Mobile e em sua versão mais nova atua em Cloud com uma solução de Analytics.
Agora, a Topaz leva um novo canal para os seus clientes, por meio de aplicativo de mensagens, colocando a Sophie para realizar a interação e ser a interface com o usuário, simulando o atendente do banco. O diálogo com o bot segue perguntas sobre o processo de documentos a serem submetidos à instituição bancária pelo cliente, com informações gerais para auxiliar naquilo que o ele necessita, claro, com toda a rigidez de segurança já embutida na solução para evitar práticas de fraude, a partir da aplicação de regras de proteção, uso de tecnologias de ponta para tratamento de documentos, endereços de validação, entre outros.
A novidade tem total aderência com o conceito de omnicanalidade, uma tendência cada vez mais absorvida atualmente pelo mercado. Segundo pesquisa Latin America Ecommerce Forecast 2021, foi registrada no Brasil uma mudança significativa de pagamento em dinheiro e cheques para o comércio omnichannel e pagamentos digitais. As vendas do comércio eletrônico na América Latina, por exemplo, cresceram 63,3% em 2020. Esse estudo também aponta que essa é a região em que o segmento de comércio eletrônico mais tem crescido do mundo.
“Com esse novo canal de atendimento, queremos oferecer mais flexibilidade para resolver os problemas financeiros via ferramenta de mensagem, dando mais uma opção para o cliente interagir e ter acesso rapidamente aos serviços bancários”, explica Flavio Gaspar, diretor de Produtos da Topaz.
“Essa parceria insere ainda mais agilidade aos serviços bancários e incorpora a transformação digital na rotina dos consumidores. A Sophie gerencia mais de 40 milhões de interações em texto e voz por mês e poderá realizar interações em conversas rápidas, efetivas e inteligentes”, afirma Alex Winetzki, CEO da Woopi e diretor de P&D da Stefanini.
O novo canal conversacional será oferecido ao mercado financeiro no formato White Label, ou seja, o banco que adquirir o serviço poderá dar o nome que deseja ao seu chatbot.
Para conhecer mais sobre as aplicações da Topaz, acesse: https://stefanini.com/pt-br/solucoes/produtos/topaz.