A Paranoid, produtora dos sócios Heitor Dhalia e Egisto Betti, comemora neste mês seu 10º aniversário. Com uma trajetória vitoriosa, a produtora mira a partir de agora, o futuro, projetando ser uma casa de produção plural. Ou seja, adaptada à realidade do mercado e pronta para atender às transformações decorrentes da tecnologia, das multitelas, do comportamento humano, de uma nova jornada de consumo e da criatividade a serviço dos negócios.
Os fatores-chave da produtora para se manter relevante, fortalecer sua cultura e prosperar nos negócios, nos últimos anos, foram, justamente, a sua capacidade de adaptação às mudanças da indústria, a sua busca para manter e renovar talentos e a habilidade para estabelecer um relacionamento colaborativo com as agências. “Incorporamos no dia a dia da produção o pensamento criativo e unimos a isso nossa força de desenvolvimento e de realização para, em parceria com as agências, dar vida a conteúdos originais. Esses aspectos nos deram a oportunidade de vibrar em sinergia com esse grande momento. Aspectos esses que vão, também, nos guiar rumo ao futuro para oferecer soluções audiovisuais em diferentes territórios”, aponta Dhalia.
Para celebrar esse marco, a Paranoid apresenta ao mercado um curta-metragem em formato de animação, dirigido por Daniel Semanas, para retratar a história da casa ao longo dessa década, permeada por desafios e sucesso. O filme faz um paralelo entre a trajetória da luz durante a humanidade e a história da produtora.
A obra pode ser vista aqui:
Fundada em 2009, em São Paulo, a produtora vem acumulando uma série de prêmios desde sua abertura: foram três indicações ao Caboré, com coruja garantida duas vezes (2011 e 2016); e troféus no Festival de Cannes, D&AD, El Ojo, Clio Awards, FIAP, London International Awards, Profissionais do Ano, Melhor Comercial do Brasil do SBT, Wave Festival, One Show, Ciclope Festival e Effie Awards. Além disso, no Gunn Report, de 2013, figurou como segunda produtora mais premiada do mundo.
Com um forte time de diretores de cena, composto por Bel&Ju, Bolovo, Daniel Levenhagem, Edson Oda, Heitor Dhalia, Jessica Queiroz, Luis Mermet, Mariana Youssef, Otavio Machado, Paulo Vainer, Sala12 e Vera Egito, a produtora trabalha, em parceria com as maiores agências do Brasil, para os principais anunciantes do mercado. Ademais, a empresa representa, nacionalmente, nomes internacionais como Augusto Zapiola, Camila Zapiola, François Vogel, Hernan Corera, Luciano Podcaminsky e Martin Romanella, entre outros. Para evidenciar esse time no mercado, conta ainda com a liderança do head de publicidade, Marcel Weckx, junto a um time de atendimento e de produção experiente.
Em se tratando de publicidade, aliás, Egisto Betti acredita que a principal evolução do setor, nesses últimos 10 anos, decorreu da revolução digital, começando pelas mudanças de equipamentos até o aprimoramento da pós-produção. “Isso representa uma democratização das tecnologias. A agilidade, a rapidez e a qualidade com que se produz hoje são impressionantes. E a publicidade se beneficiou de toda essa tecnologia advinda do entretenimento para realizar coisas incríveis, e nós tivemos o privilégio de inovar junto com o mercado nesse sentido”, ressalta Egisto. A tecnologia também impactou no formato da produção, por causa de novas formas para se veicular um conteúdo. “Não há mais limites para a materialização de ideias”, complementa Betti sobre o cenário publicitário, cuja receita representa 70% do faturamento atual da produtora, e já soma mais de 500 filmes entregues desde sua fundação.
Somando-se a isso, nessa década de existência, a Paranoid também decolou e solidificou seu departamento de entretenimento, estreou nos cinemas quatro longas-metragens e um documentário, e produziu diversos videoclipes, entre outros trabalhos de conteúdo. As produções, impactadas pela consolidação das plataformas de streaming, expandiram as oportunidades para o cinema brasileiro e para produtoras independentes, como a Paranoid. “As plataformas de streaming são a realidade e o oxigênio que vão fazer nossa indústria crescer e amadurecer. O modelo de negócio desses canais possibilita o lançamento de produções com maior frequência, abrindo portas para os profissionais do cinema nacional”, explica Heitor Dhalia, ao apostar no crescimento desse departamento. Atualmente, inclusive, a empresa está à frente da produção da série da HBO, “Todxs Nós”, em parceria com a Coiote. “O entretenimento no Brasil é um ato de amor e coragem. É muito difícil competir com a indústria americana, mas as opções de telas estão aumentando e, junto com isso, as oportunidades. O cinema nacional pode se tornar um bom negócio, com o amadurecimento do nosso mercado e uma conjuntura econômica melhor, que possibilite mais acesso às pessoas”, defende o produtor-executivo.
Marcos da década:
Publicidade:
Avon – “Color trend”: https://vimeo.com/222239584
Brahma – “Sapucar J Lo”: https://vimeo.com/36275739
Brastemp – “Espelhos”: https://vimeo.com/25149515
Caixa – “Consciência Negra”: https://vimeo.com/15540756
Fiat – “Cidade Mágica”: https://vimeo.com/25137553
Fiat – “Movidos”: https://vimeo.com/26066852
Ford – “Accessibility Mat”: https://vimeo.com/296897212
Getty Images – “Do amor ao Bingo”: https://vimeo.com/176501781
Guaraná Antarctica – “Coral de Galinhas”: https://vimeo.com/25152580
Hemorio – “Despertar”: https://vimeo.com/64315330
Honda – “Narcisos”: https://vimeo.com/183307548
Itaú – “Busca”: https://vimeo.com/76460709
Itaú – “Sala de espera”: https://vimeo.com/50833425
Lollapalooza – “Lollapalooza Brasil 2013”: https://vimeo.com/50561452
Mercado Livre – “Presente perfeito”: https://vimeo.com/351478222
MTV – “Balões”: https://vimeo.com/177604014
MTV – “Guitarras”: https://vimeo.com/41913692
O Boticário – “Casais”: https://vimeo.com/128918154
O Boticário – “Não é meu pai”: https://vimeo.com/176319454
O Boticário – “Neon”: https://vimeo.com/207180372
O Boticário – “Rewind”: https://vimeo.com/264457021
O Boticário – “Viagem”: https://vimeo.com/357934404
Olympikus – “Sonho”: https://vimeo.com/34657459
Oral-B – “Strip da Gisele”: https://vimeo.com/50246787
Sadia – “Momentos”: https://vimeo.com/46229100
Visa – “Barbearia”: https://vimeo.com/81091816
Vivo – “Vivo 4G”: https://vimeo.com/167780593
Volkswagen – “Brasil 70”: https://vimeo.com/60268985
Volkswagen – “Have Fun”: https://vimeo.com/86307490
Volkswagen – “Pé na Porta”: https://vimeo.com/168850607
91 Rock – “Mortes”: https://vimeo.com/43256582
Relembre outros aqui: https://vimeo.com/paranoidbr
Branded Content
“Em busca da cerveja perfeita”, para AMBEV, dirigido por Heitor Dhalia
Trailer: https://youtu.be/WJgK3zCI5jE
“Marias” (série de quatro temporadas), dirigida por Vera Egito
Trailer: https://www.youtube.com/channel/UCETZa18K9OmZk9TMMfmPiJg
“Entrelinhas” (seis episódios), para Itaú, dirigido por Heitor Dhalia
Vídeo: https://youtu.be/zMTwyitPdpU
Streaming
A
Paranoid assina esse ano sua segunda série para a televisão. Projeto
desenvolvido para a HBO, “Todxs Nós”, dirigido por Vera Egito, focará,
em seus 8 episódios, em temáticas LGBTQ+, além de lidar sobre questões
de racismo e assédio.
Cinema
Serra Pelada (Heitor Dhalia)
Trailer: https://youtu.be/COXDie8fMSk
Amores Urbanos (Veja Egito)
Trailer: https://youtu.be/iQTy17gUfgQ
Yoga: Arquitetura da Paz (Heitor Dhalia)
Trailer: https://youtu.be/Mfbeim7Bro4
Todas as Razões Para Esquecer (Pedro Coutinho)
Trailer: https://youtu.be/QhFTZfTgoXw
Tungstênio (Heitor Dhalia)
Trailer: https://youtu.be/90KzTYZxZhc
Principais Videoclipes
Criolo – Duas de Cinco (Denis Cisma)
https://youtu.be/_gqipy-L2a8
Karol Conka – Lalá (Vera Egito)
https://youtu.be/t_veXiDyQvU
Tagua Tagua – Desatravessa (Otavio Machado)
https://youtu.be/1PSZD1nxqgA
Thiago Pethit – Moon (Heitor Dhalia)
https://www.youtube.com/watch?v=OerfXnjUe8Q