ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Digital

‘Pane no WhatsApp, Facebook e Instagram deve provocar reflexão e mudança de atitude’, diz Aline Bak

A especialista em redes sociais e estrategista de marketing digital diz que o apagão dos três aplicativos nesta segunda-feira (4/10) deveria servir como lição para que sejam adotados novos comportamentos e colocadas em prática ações diferentes

Redação ABCCOM by Redação ABCCOM
05/10/2021
in Digital
0 0
‘Pane no WhatsApp, Facebook e Instagram deve provocar reflexão e mudança de atitude’, diz Aline Bak

Fernando Mucci Aline Bak é estrategista e consultora em influência digital

Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

O crash do Facebook, Instagram e WhatsApp no dia de ontem impactou 2,8 bilhões de pessoas em todo o mundo e teve o efeito avassalador para os negócios e para todos os profissionais, com raríssimas exceções. “Não é de espantar tamanho estrago”, explica a especialista em marketing de influência e estrategista de marketing digital Aline Bak. “Enquanto o Facebook e o Instagram já se tornaram há algum tempo mídias essenciais para o comércio e o varejo, o WhatsApp é o aplicativo número um para as conexões e parcerias, sendo também um canal de vendas para muita gente ”, diz ela.

Com a pane, empresas dos mais diferentes portes registraram prejuízos ou simplesmente tiveram suas vendas estagnadas por quase sete horas, que pareceram intermináveis. “Mas se os negócios perderam muito com o bug que travou as três plataformas ao mesmo tempo, o próprio Facebook registrou um prejuízo gigante”, indica a especialista. “A empresa teve queda de 5% em suas ações, com perda de 7 bilhões de dólares, o equivalente a R$ 38 bi”, diz Aline Bak.

“Como as três plataformas são comandadas hoje pelo grupo de Mark Zuckerberg, quando caem é preciso parar para pensar em um plano B para o dano não ser tão pesado para os negócios”, explica Aline.

A expert considera que a queda do dos três serviços deve servir de lição e de aprendizado para todos compreenderem que não devem ficar reféns de uma única mídia social, ou, como no caso recente, de plataformas pertencentes a uma mesma organização. “É hora de começar a fazer um conteúdo multiplataforma”, alerta Aline.

Segundo a especialista, existem soluções fáceis de se colocar em prática, que são capazes de minimizar danos se futuramente ocorrer caso semelhante. Veja abaixo as recomendações de Aline Bak:

  • Abra sua conta no Telegram, concorrente direto do WhatsApp. “Assim, você conseguirá se comunicar com seus contatos e evitará perder vendas”, orienta ela. Bak explica que os contatos da agenda do smartphone podem ser passados facilmente para o aplicativo de origem russa. “Além de compartilhar fotos e vídeos, é possível até mesmo criar grupos neste aplicativo”, diz ela.
  • Use o bom e velho e-mail. “Sim, as listas de e-mails continuam sendo fundamentais, sobretudo em casos de panes em redes sociais”, explica Bak. “Por isso, mantenha sempre sua relação de e-mails atualizada para conseguir restabelecer um canal de conversa ou de venda também por essa via”, indica.
  • Invista em outras plataformas. “O Tik Tok é o aplicativo do momento e está com excelente taxa de entrega, se comparado aos algoritmos do Facebook e do Instagram”, explica Aline. “O Twitter, o Tik Tok, o Pinterest, o Linkedln e o YouTube são também extremamente relevantes”, diz ela. “Para priorizar um ou outro, é importante ter em mente a atividade e necessidade profissional”, aponta a especialista. “Por exemplo, o Pinterest é maravilhoso para arquitetos, consultoras de imagem e de estilo; o Twitter é ótimo para mensagens rápidas. O Linkedln possibilita conexões entre profissionais. Para a postagem de vídeos, que está muito em alta ultimamente, vale a pena apostar em uma novidade do YouTube: o formato Shorts, que permite vídeos de até 60 segundos”, aconselha.
Tags: DigitalFacebookInstagramWhatsApp

Related Posts

Greenplac lança novo site com foco em design, conteúdo e produto
Site

Greenplac lança novo site com foco em design, conteúdo e produto

...

Social commerce: a evolução das vendas pelas redes sociais com a chegada do TikTok Shop ao Brasil
e-Commerce

Social commerce: a evolução das vendas pelas redes sociais com a chegada do TikTok Shop ao Brasil

...

Marisa Maiô estrela ação da OLX nas redes sociais

Marisa Maiô estrela ação da OLX nas redes sociais

Quando as redes sociais podem ser plataformas de crescimento pessoal e profissional?

Quando as redes sociais podem ser plataformas de crescimento pessoal e profissional?

Aeris Energy lança novo site institucional

Aeris Energy lança novo site institucional

Redes sociais após a morte: herança digital pode ganhar novas regras

Redes sociais após a morte: herança digital pode ganhar novas regras

Pixel Roads realiza primeiro evento interativo em metaverso para debater IA, mídia híbrida, automação e marketing digital

Pixel Roads realiza primeiro evento interativo em metaverso para debater IA, mídia híbrida, automação e marketing digital

Sheik Log revoluciona a logística de e-commerce em Pernambuco e Paraíba

Sheik Log revoluciona a logística de e-commerce em Pernambuco e Paraíba

Next Post
Buser muda posicionamento e aposta na retomada do turismo no País

Buser muda posicionamento e aposta na retomada do turismo no País

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.3k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

junho, 2025

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X