Conquistar audiência e autoridade online tem sido prioridade zero dos profissionais que entenderam o potencial do Digital para alavancar os resultados dos seus negócios. O fato é motivado, entre outros dados, pelo bom momento do e-commerce no país, que prevê movimentar R$ 44,6 bilhões no país, segundo o Mídia Dados.
Entre as ferramentas mais utilizadas estão os blogs. O Mídia Dados revelou também que, em 2015, o alcance dos blogs no país chegou a 75,2%, contra 44,7% deste mesmo alcance globalmente. “O blog é uma ferramenta poderosa e com 100% de controle de quem gerencia. É importante para o crescimento de um negócio, sendo digital ou não, por criar autoridade e reputação em pouco tempo e de forma direcionada”, afirma o especialista em Blogs e publisher do Olhe Fora da Caixa, Chico Montenegro.
Para marcas que desejam produzir conteúdos focados em autenticidade, engajamento e networking em blogs, Montenegro deixa algumas dicas:
1. Preste atenção nas necessidades do seu público – muitos acreditam que devem criar conteúdo com base nas suas próprias ideias e esquecem de pelo menos analisar se elas ajudam seu público ou mercado. A melhor estratégia para criação de conteúdos digitais é saber quais são as principais necessidades do seu mercado e público e, assim, por meio dos conteúdos gratuitos ou pagos, como cursos e e-books, resolver estes problemas encontrados;
2. Qualidade, não quantidade – temos a tendência de acreditar que quem produz mais é bem mais visto. Isto não é errado, afinal, quem gera bastante conteúdo é sempre lembrado. Mas o importante nunca será a quantidade, mas a qualidade. Criar conteúdo para blogs e redes sociais, além de focar na necessidade, deve focar em realmente entregar algo de valor;
3. Esqueça ferramentas complexas, faça o simples – não perca tempo tentando descobrir como escrever um artigo perfeito, qual câmera é melhor para gravar vídeos ou qual microfone para gravar podcasts. Comece com o que você tem e consegue fazer e, aos poucos, vá melhorando, vá investindo no que dá certo;
4. Se não vende não é um negócio, é apenas um hobby – muitos que estão começando criam blogs, páginas no Facebook e perfis no Instagram e já se dizem empreendedores. Não são. Empreendedores geram faturamento, lucro e empregam pessoas. Empreendedores, acima de tudo, criam oportunidades. Se a sua ideia de negócio não retorna em dinheiro e não te dá lucro, isso não é um negócio é apenas um hobby;
5. Negócios digitais precisam ser tratados como negócios não digitais – um negócio digital, seja com um blog ou não, precisa ter consistência, precisa ser gerido como uma empresa igual a todas as demais. Se for tratado com amadorismo, nunca irá colher resultados profissionais.
Estes e outros detalhes sobre construção de autoridade digital, produtividade, criatividade, marketing de conteúdo, tráfego orgânico, anúncios patrocinados no Facebook, estratégias com blogs, vídeos, estratégias para aumentar o foco e atenção e técnicas de copywriting serão abordados durante o Empreenda-se ao Vivo, encontro voltado para empreendedores e profissionais liberais nos próximos dias 22 e 23 de outubro, em São Paulo.
Além de Chico Montenegro, outros 10 especialistas em empreendedorismo digital vão compartilhar suas experiências e ensinar profissionais a conquistarem autoridade e resultados para seus produtos ou serviços usando a internet. O evento tem a curadoria e organização de Caroline Caracas e Frederico Alves, sócios-diretores da Marketing Minds e co-criadores do Programa Empreenda-se, e acontece no Centro de Convenções Rebouças. Mais detalhes: http://programaempreendase.com.br
Imagem: Chico Montenegro / Divulgação