ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Paixão como ativo estratégico do seu negócio

Artigos Especiais ABC by Artigos Especiais ABC
14/06/2018
in Artigos Especiais
0 0
Paixão como ativo estratégico do seu negócio
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por João Gabriel Chebante

Dia dos namorados, para quem não sabe, no Brasil é uma data fabricada: foi criada por João Dória, pai do ex-prefeito de São Paulo no final da década de 40 para aquecer as vendas das Lojas Clipper – cliente da sua agência de publicidade – num período de baixa em vendas.  A escolha foi providencial: um dia antes do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro e de forte tradição no público feminino. 

Quebrado o encanto promocional do “evento”, vamos ao que interessa: é uma data aonde as pessoas compartilham por meio de eventos e experiências, o afeto que um sente pelo outro. E isso é legal, ainda que impulsionado por seres humanos como nós, publicitários e marqueteiros. 

Mas nada disso funciona se um ativo não se fizer presente: a paixão pelo negócio, pela marca e sua forma de funcionar. Com algumas experiências em diferentes segmentos da economia e agora atuando dentro e fora do país, consigo ser firme em acreditar que, assim como o amor, só o branding constrói.

Aliás, o branding é o amor em forma de ativo estratégico para o negócio. Negócios com as melhores pessoas e planejamentos, mas sem amor, é apenas mais um player dentro do mercado. Invariavelmente alguma novidade de macro/microambiente pode mudar todo o contexto e não haverá força para mover a empresa em novos sentidos. Trata-se de mais um no meio da multidão.

Do outro lado, empresas geridas e cuja paixão/amor se propaga em todos os pontos de contato com o mercado – dos colaboradores aos acionistas, do desenvolvimento de produtos ao pós-vendas, por vezes pode até não ter as melhores práticas ou possuir vícios de gestão que travam o seu crescimento.

Mas possuem uma força motriz, uma motivação que se não a leva ao sucesso, a permite viver em mares turbulentos por mais tempo. Elas são mais ágeis e se adaptam porque sabem que viver é uma prova de amor ao legado do negócio consigo mesmo e com o mundo.

Ao longo dos últimos meses, percebo cada vez mais que a construção de um grande negócio, de uma marca incrível que passa mais pelo autodesenvolvimento do profissional do que pelas ferramentas que ele possui para alavancá-lo. É uma competição um contra um ao invés de sua empresa contra o mercado. 

Para vencer todas as adversidades, novidades e desafios – seja para crescer, navegar contra crises, buscar novas receitas ou comprar o concorrente e captar as sinergias – o principal ativo, acreditem, reside no amor que você possui por você mesmo e pela sua marca e negócio. 

Só o amor constrói. É melhor você ser mais apaixonado que seu concorrente, porque talvez só isso será capaz de colocar você dentro do coração do seu mercado.  


* João Gabriel Chebante é fundador da Chebante Brand Strategy. Formado em Administração com Ênfase em Marketing na ESPM, com especialização em Modelagem de Negócios pela mesma faculdade e Gestão de Marcas (branding) pela FGV. Possui doze anos de experiência em marketing, atuando em inteligência de mercado e gestão de marcas como profissional e como consultor de empresas.

Tags: Artigos EspeciaisMarcasPaixão

Related Posts

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide
Artigos Especiais

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

...

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade
Artigos Especiais

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

...

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

Next Post
ESPM lança métodos ágeis de aprendizagem nos cursos de férias

ESPM lança métodos ágeis de aprendizagem nos cursos de férias

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Você acredita que o aumento do limite de caracteres do Twitter descaracteriza a rede social?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X