O Outubro Rosa já é uma das campanhas mais disseminadas mundialmente, e ela traz consigo a intenção de alertar as mulheres sobre a importância de cuidar da própria saúde, através do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Mas o que você, como empresa, tem a ver com isso?
Este é o tipo de câncer mais comum e a segunda principal causa de morte entre as mulheres. Segundo o Instituto Oncoguia 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura, por isso o autoexame é mais do que importante e necessário, é um gesto de amor próprio.
Por isso, a partir do momento que você se posiciona como uma empresa consciente, que se preocupa com a saúde e bem-estar dos colaboradores, você se torna um agente de mobilização na luta contra a doença, incentivando atendimento médico e suporte psicológico.
Nem todas empresas precisam se posicionar publicamente, ao invés disso, pense em uma campanha interna de endomarketing.
Se o seu negócio vende telhas para construção, por exemplo, talvez você não veja sentido em promover a conscientização do câncer de mama. Mas eu te digo que existem inúmeras formas de conscientização, inove e use a criatividade.
Empresas majoritariamente masculina também podem promover ações neste sentido, já que esses homens convivem com mulheres, sejam suas mães, irmãs, esposas, filhas, amigas e eles podem ser canal de conscientização também. Além de que, são raros os casos, mas a doença também acomete homens.
Separei algumas formas de conscientizar internamente os colaboradores:
? Definir o “Dia do Rosa”, para que todos usem ao menos uma peça de roupa ou acessório rosa. O impacto visual reitera a importância da campanha.
? Distribuir cartazes e/ou flyers informativos a fim de disseminar a conscientização.
? Iluminar ambientes com maior movimentação ou a parte externa com a cor rosa.
? Oferecer um wallpaper personalizado para que eles se lembrem da campanha cada vez que abrirem o desktop do computador ou uma assinatura de e-mail que remete à campanha.
? Entregar um laço rosa e sugerir que os colaboradores usem durante o mês de outubro ou, em tempos de pandemia, oferecer máscara rosa aos colaboradores.
? Enviar kits para quem está em home office, contendo máscara e álcool gel rosa, materiais informativos, marcador de página, chaveiros, canetas, squeezes entre outros brindes personalizados.
? Convide um profissional da área da saúde para palestrar sobre a importância da prevenção, os sintomas e ensinar o autoexame na prática. Esta ação pode ser online e ainda pode contar com a participação de quem venceu a doença.
? Promova ações sociais como a doação de cabelos a instituições que confeccionam perucas, com a finalidade de elevar a autoestima de quem está em fase de tratamento.
? Destine uma porcentagem das vendas do mês de outubro, para instituições que apoiam a causa.
? Use os meios de comunicação como jornais, TV Corporativa ou o software de gestão utilizado para comunicação interna, para promover a conscientização preventiva, divulgar histórias inspiradoras de mulheres que venceram o câncer de mama (se possui alguma colaboradora que já superou a doença, convide-a para contar a sua história, ela certamente tem muito a compartilhar) e formas de ajudar ONGs e Instituições dedicadas à causa.
? Fomente a empatia ao convidar os colaboradores para escrever cartas a mulheres doentes. Palavras de carinho e conforto, são sempre bem-vindas. A empresa pode entrar em contato com algum hospital para conseguir o nome das pacientes.
Na Agência Pippe fizemos o “Dia do Rosa” e implementamos ações diferentes de acordo com cada cliente. Me senti tão envolvida que resolvi doar parte do meu cabelo para uma instituição que confecciona perucas para mulheres e crianças diagnosticadas com câncer. ?♀️
Se cuide, faça o autoexame como um gesto de amor próprio e ofereça gestos de amor ao próximo sempre que possível. Você pode fazer a diferença!