Com o aumento do uso dos canais digitais para interagir com o comércio depois de um ano em que precisamos nos adaptar às restrições de convivência e locomoção, o consumidor passou a mesclar o varejo físico com o online no chamado “fígital” (físico + digital) e gerou uma das reflexões para este ano: como, então, recepcionar o shopper do PDV?.
Os novos hábitos dos clientes envolvem encontrar rapidamente o que desejam porque já saem de casa com o interesse de compra definido. “A execução no ponto de venda precisa proporcionar uma excelente experiência para o consumidor, como oferecer boa visibilidade dos produtos, otimizar a rota do cliente e ter uma equipe preparada para oferecer o atendimento adequado”, explica Julio Bastos, gerente nacional de vendas da agência de marketing promocional, C2C Close to Consumer.
Outra tendência que terá destaque no mercado é criar sinergia entre os itens. “O consumidor precisa encontrar tudo o que necessita com facilidade, ou seja, próximo ao sabonete é interessante ter a bucha de banho; próximo ao tênis, as meias. Gerar cross no PDV torna a experiência de compra mais simples e rápida”, exemplifica Bastos.
Segundo explica, o varejo físico continuará existindo, mas ter a recepção ao cliente muito mais inteligente e ágil será relevante na hora da escolha e do potencial de compra. “Preparar o time para executar o Social Selling – atendimento via canais digitais e aplicativos de conversa – fará toda a diferença, já que o consumidor que utilizava o online como complemento para tirar dúvidas e interagir com o varejo, hoje faz o uso essencial desses canais antes de realizar a aquisição dos produtos”, finaliza.