
Apenas cinco dias. Esse foi o tempo entre criação e exibição da campanha do iFood com as ex-BBBs Beatriz e Fernanda, veiculado na final do reality, na última terça-feira, 16 de abril. O trabalho criado pela DM9 e realizado em parceria com a marca, Globo, através da ViU, só foi possível pela agilidade em todas as etapas do processo.
Ação inédita, que garantiu recordes nas redes sociais: em menos de 24 horas, foram mais de 9,7 milhões de visualizações da campanha, com mais de 300 mil interações com o conteúdo gerado. A extensão da conversa, com o react da também ex-BBB Fernanda, fez com que os números atingissem patamares ainda maiores, alcançando a marca de 450 mil interações, colocando a ação no Trend Topics Brasil.
O olhar atento para as conversas nas redes sociais pautou o desenvolvimento da primeira “aparição silenciosa da Bia” em filme veiculado no intervalo do BBB. As reações espontâneas nas dinâmicas, sempre com um tom divertido e exagerado, aliado ao clássico bordão “É o Brasil do Brasil”, fez com que Beatriz chamasse atenção desde o início do BBB24. Até que, na reta final, os fãs começaram a pedir pelo silêncio da participante nas redes sociais. Reação transformada em oportunidade única, após sua eliminação, de desenvolver uma campanha capaz de reter a atenção dos consumidores.
Responsável pelos agenciamentos comerciais de Bia e Fernanda, a ViU fez todos os alinhamentos para garantir que as ex-BBBs estivessem prontas para gravar a campanha dois dias após a saída de Bia da casa. “Foram 100 dias de contato direto com as marcas, especialmente as patrocinadoras do BBB24, acompanhando as demandas e interesses nos nossos Pipocas, agenciados pela ViU. Esse termômetro do mercado combinado ao acesso imediato aos participantes, assim que deixam a casa, nos garante agilidade para tirar do papel projetos inovadores como o que realizamos com iFood e DM9”, comenta Renata Fernandes, diretora de Produtos Publicitários Digitais da Globo. “Aproveitamos de forma inteligente a reverberação das histórias da Globo, aliando criatividade ao uso estratégico de ferramentas nativas das redes sociais, para levar as mensagens das marcas ainda mais longe. A repercussão da campanha com Bia e Fernanda materializa o potencial da área”.
Desenvolvido pela DM9, o filme intitulado “O Brasil do Brasil pediu, o iFood entregou” apresenta Bia recebendo uma entrega do iFood. Contrariando as expectativas de um discurso repleto de frases de efeito, ela opta pelo silêncio, saboreando sua refeição tranquilamente. Inspirando-se em um dos bordões marcantes da ex-participante, que alcançou o top cinco do programa, a marca lança o slogan “É o iFood do iFood”. Enriquecendo ainda mais esse momento memorável após o BBB24, a campanha é amplificada pela participação de Fernanda Bande nas redes sociais. Conhecida por sua destreza nos debates do programa e apelidada de Loba por suas habilidades em “devorar” seus oponentes, Fernanda reage ao anúncio de sua ex-companheira de confinamento em uma colaboração com o perfil @ifoodbrasil no Instagram e Twitter.
“O iFood e a DM9 estavam atentos e interagindo com as conversas que surgiam do programa desde o dia um do BBB24. Essa foi a nossa estratégia para ser a marca mais lembrada do programa. E na reta final, observamos o tema da “Bia silenciosa” crescendo. Foi daí que enxergamos a oportunidade perfeita para aparecer e virar um dos grandes assuntos na grande final do programa. A ideia precisava ser simples e poderosa para conseguir ser executada a tempo e o filme da Bia Calada foi perfeito. Ao mesmo tempo, a Fernanda também tinha um alto engajamento nos nossos conteúdos e o React com a Loba jantando o comercial da Bia foi a cereja do bolo para tornar a ação ainda mais forte no social. O resultado foi esse que todos viram. Uma explosão de comentários, reposts e interações em todas as redes sociais – mesmo a ideia tendo começado em um formato super tradicional: o comercial de trinta segundos. E a parceria da Globo e da ViU foi fundamental”, conta Guzera, ECD da DM9.
Ana Gabriela Lopes, diretora de marketing do iFood, finaliza contando que “a campanha com Beatriz e Fernanda, em parceria com a Globo e a DM9, foi uma verdadeira celebração da criatividade e da capacidade de nos conectarmos rapidamente com o público. No iFood, acreditamos que a inovação não se limita apenas à nossa tecnologia, mas também à forma como nos comunicamos e interagimos com os consumidores. Transformar um momento viral do BBB 24 em uma campanha de sucesso é um reflexo da nossa agilidade e do nosso compromisso em estar sempre um passo à frente, capturando a essência do momento e entregando não apenas refeições, mas experiências memoráveis”.
Ficha Técnica:
Agência: DM9
Anunciante: iFood
CEO: Pipo Calazans
CCO: Icaro Doria
COO: Thomas Tagliaferro
CSO: Stephanie Campbell
CPO: Anna Ferraz
VP de criação: Laura Esteves
Diretor Executivo de Criação: Guzera
Diretor de Criação: Vinícius Curi
Gerente de projetos: Paula Lopes, Lais Kikuchi
RTV: Isabela Ximenes
Criação: Guzera, Vinícius Cury, Leonardo Konjedic e Pedro Velasquez, Giorgia Gandhi, Bruna Barioni,
Conteúdo: Gabriela Campagnucci, Cintia Luz, Flora Camargo
Mídia: Gabriela Vecchia, Matheus Rocha, Vinicius Nascimento, João Amano
Atendimento: Heloisa Franco, Debora Waiteman, Victhoria Azcuaga
Cliente: iFood
Diretora Sr de Marketing: Ana Gabriela Lopes
Head de Marketing: Ana Claudia Oliveira, Mairá Mendonça
Gerente de Marketing: Maria Claudia Lana, Renata Lemos, Marina Moreira, Gabriela Zanzini
Patrocínios de Mídia e Comunicação: Juliana Mendonça, Bruna Pires
Social: Larissa Maida, Luiz Mazei, Larissa Bezerra, Julia Amaro