Na noite da última sexta-feira, 17, foi ao ar o mais novo anúncio de Oreo, o biscoito Nº1 do mundo*, no capítulo da novela ‘Elas Por Elas’, exibida na faixa das 18h na TV Globo. Na cena, as personagens Renée (Maira Clara Spinelli) e Vic (Bia Santana), em uma conversa entre mãe e filha, relembraram bons momentos com o biscoito Oreo.
*Fonte Euromonitor Intl Ltd; Snacks Ed. 2024: % marca em receita do varejo ao consumidor, dados referentes a 2023.
Para além da ação de product placement na trama, Oreo, Globo e Leo Burnett TM criaram um formato inovador, estendendo a inserção para o intervalo comercial da novela. Após a cena, os espectadores puderam acompanhar um momento de “bastidor da gravação”, em um break que levou o público para dentro do estúdio.
“Nós temos uma parceria de longa data com a Globo e adoramos pensar junto com eles em novas formas de produzir anúncios e gerar conteúdo para a audiência. Quando eles trouxeram essa ideia de quebrar a expectativa do público durante o comercial e mostrar algo inesperado, nós adoramos! No intervalo levamos a audiência para dentro da novela, mostrando como o modo brincante pode ser ativado de forma leve e descontraída em meio à nossa rotina atarefada. Oreo pode ser um grande parceiro nesses momentos.”, comenta Felipe Pedrolli, diretor de marketing de biscoitos da Mondelēz Brasil.
A parceria terá desdobramentos em outro programa do canal, o ‘Caldeirão do Mion’. No próximo sábado, 25, no quadro “Isso a Globo Mostra”, o apresentador Marcos Mion irá comentar a ação da marca e mostrar segredos escondidos para o público. Ainda, finalizando a ação nos canais digitais, a apresentadora Tati Machado convidará as atrizes do elenco da novela para participar de conteúdos com o biscoito e momentos brincantes para o GShow.
“Criamos uma ação em parceria com Oreo e Globo quebrando a quarta parede da cena da novela para ilustrar os bastidores da ação de conteúdo que entrou no enredo de ‘Elas por Elas’. Ao mostrar os bastidores daquela produção, queremos provocar a sensação de encantamento para o público que está acompanhando a novela de perto e pôde ver o making of de cena inesperada, uma sensação única que Oreo promoveu. O projeto completo traz as personagens (mãe e filha) em momentos de descontração e conexão juntas, assim como nos bastidores, em um momento brincante com Oreo, integrando novela, ação de conteúdo, break comercial, atores, personagens e backstage. Para finalizar, as ações com Marcos Mion e Tati Machado terminam de entregar o verdadeiro espírito brincante de Oreo”, explica Vinicius Stanzione, VP de Criação da Leo Burnett TM.
A ação faz parte da campanha “Modo Brincante”, de Oreo, criada pela Leo Burnett TM, na qual a marca convida as pessoas a ativarem o seu lado mais descontraído nas pequenas coisas do dia a dia e retomarem a leveza da infância na vida adulta.
Aposta em inovação
Além da ação envolvendo ‘Elas por Elas’, Oreo, Tang e Lacta estão se beneficiando das vantagens da plataforma ORA, sigla para Oportunidade Real de Agrupamento. Desenvolvida pela Globo, ela utiliza recursos de reconhecimento de texto e imagem, impulsionados por Inteligência Artificial, no mapeamento de oportunidades para a veiculação de peças publicitárias contextualizadas aos conteúdos Globo na programação da TV aberta e por assinatura, além das plataformas digitais da empresa.
Entendendo que a contextualização é um dos mais potentes recursos para o sucesso de campanhas publicitárias, desde 2021, as marcas utilizam a ferramenta ORA. Dessa forma, mais de mil comerciais da empresa já foram veiculados na TV Globo de forma sinérgica à programação. Como resultado, as ações ampliaram, por exemplo, a percepção de Oreo como uma marca divertida, aumentando também a proximidade e a intenção de compra por parte da audiência.
“Assim como a Globo, essas marcas apostam e acreditam profundamente no poder da inovação. Juntos, desenvolvemos estratégias riquíssimas a partir dos insights e oportunidades identificadas pela ORA, que permitiram a integração das mensagens das marcas às histórias da Globo, com máxima harmonia e contextualização. Alcançamos resultados positivos, inclusive, em termos de engajamento e maior visibilidade dos anúncios”, declara Eduardo Ferreira, diretor de Operações Comerciais, Dados e Performance da Globo.