ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Opinião: Marketing institucional e sua importância

Da redação ABC da Comunicação by Da redação ABC da Comunicação
04/09/2018
in Artigos Especiais
0 0
Opinião: Marketing institucional e sua importância
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Agnes Garcia

Mas afinal, o que é o marketing institucional?

Marketing institucional é quando uma marca investe em ações de comunicação para falar sobre sua essência, porque ela existe, qual é sua missão e propósito, em que a marca acredita, quais são seus atributos, quais são os benefícios que elas geram na vida das pessoas.

Por que investir em marketing institucional?

O principal benefício de investir em marketing institucional é estreitar o relacionamento com o público, demonstrando o valor que a marca agrega em sua vida.

Algumas empresas acreditam que devam direcionar todo o investimento somente em ações de venda e promoção de seus produtos e serviços, com foco em qualidade ou preço.

Entretanto, o consumidor informado e dinâmico de hoje, demanda empresas que saibam se posicionar de forma inteligente.

O crescimento do marketing digital

Vivemos hoje num mundo conectado. Em meio a esse cenário, a área de marketing digital vem crescendo de forma acelerada, tornando-se cada vez mais relevante.

Somos mais de 4 bilhões de pessoas conectadas à internet no mundo, segundo estudo realizado por Hootsuite e We Are Social. Outro estudo do Facebook indica que 3,2 bilhões de pessoas estão nas redes sociais. Essas pessoas são impactadas a todo o momento com diversos tipos de mensagens.

Há uma projeção de crescimento de mais 15% no investimento em mídias digitais no Brasil até 2019, segundo o estudo Global Entertainment and Media Outlook da PwC.

Os novos consumidores

Com o acesso fácil às informações a qualquer hora e em qualquer lugar, os consumidores estão mais exigentes, seletivos e conscientes. Antes de realizarem a compra de um produto ou contratarem um serviço, buscam informações sobre as marcas, principalmente nos canais online.

A pesquisa global Earned Brand da Edelman, que estuda a relação dos consumidores com as marcas, apontou que duas entre três pessoas afirmam que as marcas não estão na direção certa na maneira como se comunicam. Os entrevistados também disseram esperar que as marcas transmitam segurança, as tranquilizem a respeito de suas preocupações e necessidades.

Esses índices demonstram que marcas precisam inovar na forma de se comunicar e se relacionar com esse público conectado e questionador.

Como se comunicar e se relacionar com os consumidores?

As empresas podem promover algumas ações:

  • Fortalecer a identidade da marca, de forma a refletir a cultura da organização e sua estratégia empresarial por meio de suas ações diárias e canais de relacionamento com o público em geral.
  • Estabelecer a personalidade da marca para se tornar memorável, interessante e conquistar seu público. Se sua marca fosse uma pessoa, como ela seria?
  • Diversificar suas ações de marketing para se diferenciar da concorrência. Quando não se pode competir por preço ou qualidade, é necessário se destacar no relacionamento.
  • Focar os esforços de comunicação aonde o público está: nas mídias digitais.
  • Estabelecer diálogo com seu público, envolvendo-o em suas ações e gerando conteúdo útil.
  • Criar ações para o público interno, pois os colaboradores de uma empresa são os primeiros consumidores, pois eles irão recomendar sua marca.

A realização de todos esses esforços, de forma integrada e planejada, irá refletir um marketing eficiente, capaz de promover resultados rápidos provenientes das ações nas mídias digitais, porém que crescerão e se sustentarão a longo prazo devido a construção de uma marca forte que conquistou a confiança de seu público.

Possuir uma marca forte e com reputação positiva através do investimento em marketing institucional é ter vantagem competitiva.

Agnes Garcia é sócia diretora da Propeller Marketing. Publicitária, especialista em branding, é apaixonada por pessoas, pets, viagens e boas histórias.

Tags: Artigos EspeciaisOpiniãoPropeller

Related Posts

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação
Artigos Especiais

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação

...

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade
Artigos Especiais

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

...

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

Mercado de assinaturas cresce e flores ganham espaço no modelo de compras recorrentes

Mercado de assinaturas cresce e flores ganham espaço no modelo de compras recorrentes

Desafios da inovação: as tecnologias do amanhã redefinindo o marketing de hoje

Desafios da inovação: as tecnologias do amanhã redefinindo o marketing de hoje

Next Post
Emirates apresenta nova linha de brinquedos de bordo com a volta dos modelos favoritos dos clientes

Emirates apresenta nova linha de brinquedos de bordo com a volta dos modelos favoritos dos clientes

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X