Por Fábio Oliveira
Sabemos que conquistar uma operação de vendas escalável não é tarefa fácil. No entanto, apesar do desafio, o investimento em plataformas de vendas terceirizadas pode ser uma ótima saída para quem deseja aumentar a performance, sem que isso necessariamente tenha grandes impactos nos custos da empresa.
Com a rápida digitalização dos últimos anos, todo esse processo se tornou ainda mais viável uma vez que grande parte dos negócios se viu obrigado a migrar ou se aperfeiçoar no ambiente online, abrindo espaço para que tendências que já vinham caminhando, porém a passos mais lentos, ganhassem espaço e a confiança tanto de vendedores, como dos consumidores, como é o caso do Social Selling, processo que consiste em prospectar clientes e se relacionar com eles no ambiente digital com o objetivo de gerar vendas.
Junto com a digitalização dos negócios, a pandemia também trouxe à tona uma grande mudança no que diz respeito ao comportamento do consumidor, que se tornou muito mais exigente e passou a priorizar empresas que oferecessem não somente a qualidade dos produtos, mas também no atendimento. Com isso, a necessidade de contar com uma operação de vendas multicanal (ommnichannel) se tornou a realidade de muitas companhias, que precisaram se adequar a esse novo cenário.
Mas tudo isso exige custos que, principalmente em um período pautado pela insegurança, nem sempre são possíveis. Foi então que as plataformas de vendas terceirizadas, como a SalesFarm, que tem como objetivo conectar empreendedores a vendedores, sendo a primeira Sales as a Service do Brasil, se tornaram uma excelente alternativa para quem precisou se reinventar para conseguir atender a uma nova demanda.
Com essa opção, diversas empresas, muitas vezes sem os recursos necessários para montar uma estrutura para uma operação de vendas adequadas, passaram a dispor de equipes completas e capacitadas, para atender a todos os requisitos desse novo consumidor com um custo muito menor do que a empresa teria ao apostar em um formato de vendas mais tradicional.
Além disso, a escalabilidade de vendas também se mostrou um ótimo aliado para os vendedores que se viram diante de um cenário de crise. Isso porque, ao passo em que mais empresas passaram a apostar na terceirização, mais oportunidades surgiram para vendedores oferecerem sua mão de obra, com acesso a centenas de produtos e serviços para oferecer à sua rede de clientes.
E esse se tornou um jogo em que todos os lados ganham, uma vez que é possível aumentar os lucros de forma considerável, apenas investindo em estratégia de escalabilidade, fazendo com que tanto empresas, como vendedores, consigam performar mais e melhor apenas investindo na terceirização de vendas.
*Fábio Oliveira é CEO da SalesFarm, primeira plataforma que terceiriza a força de vendas por meio de um software e tem como objetivo conectar empreendedores a vendedores