A sociedade, e consequentemente o comportamento dos indivíduos, passa por mudanças o tempo todo. Esse dinamismo implica em alterações nos hábitos, nos comportamentos e no consumo das pessoas, inclusive no de mídia. Entender onde elas gostam de ver publicidade é um passo fundamental para criar e planejar de forma acertada. De acordo com levantamento da Kantar, os maiores formatos saem na frente, com destaque para Out Of Home, com 39% dos respondentes do Brasil gostando de ver publicidade nesse meio, contra 33% da média global.

“O ser humano está vivendo um novo contexto. As pessoas estão redescobrindo as cidades, praticando mais atividades ao ar livre, se locomovendo pelos espaços públicos de bicicleta, a pé. Esse movimento social tem impacto na mídia exterior. Hoje, o OOH alcança 82% dos brasileiros. Esse alcance é bem maior em comparação a outros mercados pelo mundo”, comenta Adriana Favaro, Diretora Comercial de Veículos da Kantar IBOPE Media.

Mídia Exterior no Mundo – consumo nos últimos 7 dias

Fonte – Kantar IBOPE Media – Kantar IBOPE Media – Target Group Index BR TG 2019 I (2018 1s + 2018 2s) / Europa TGI 2019 R1 (January 2018 – December 2018) – ES pop; 16/04 / Europa TGI 2019 R1 (January 2018 – December 2018) – F Edited Pop; Datascribe; 16/04 / US TGI – Total Pop / China TGI – Total PopObservou anúncios publicitários em OOH nos últimos 7 dias

Os bons números da região ficam ainda mais evidentes quando observamos que os cinco mercados proeminentes apresentados (Brasil, EUA, França, China e Reino Unido) juntos somam mais de US$ 350 bilhões. Para entender as oportunidades da mídia exterior, a Kantar IBOPE Media lança a primeira edição do Inside OOH, um estudo que apresenta o panorama do meio e dos seus consumidores.

Consumidores conectados – Informar-se antes de comprar equipamentos eletrônicos (62%) e estar sempre up to date com os avanços da tecnologia (47%) são prioridades entre os consumidores que afirmaram ter observado anúncios publicitários em OOH nos últimos 30 dias. Deles, 88% são internautas e 85% possuem smartphones. Além disso, eles são shop-a-holics confessos: 65% afirmaram ter realizado compras pessoais nos últimos 30 dias, com gasto médio de R$ 441.

Outra característica importante é o desejo de viajar desses consumidores. Metade dos respondentes pretendem viajar de avião nos próximos 12 meses seja para conhecer outras culturas (63%) ou visitar lugares exóticos (59%).

Potencial, formatos e alcance – “O grande alcance do OOH se dá, principalmente, pelo fato de as pessoas circularem pelas cidades em diferentes meios de transporte e horários, o que possibilita o consumo de publicidade em vários formatos”, explica Adriana. Entre os respondentes do estudo, 99,5% utilizaram ao menos um meio de transporte num período de sete dias, e o tempo médio gasto nesses transportes foi de 10h18. Observando os locais frequentados e os meios de transporte utilizados, 90% utilizaram transporte público/privado (nos últimos sete dias) e 90% foram a supermercados (nos últimos 30 dias).

Os picos de pessoas em locomoção pela cidade ocorrem, principalmente, entre o início da manhã e o fim da tarde, entre 7h e 7h59, e 18h e 18h59. Ao longo do dia, esse fluxo é diluído, o que mostra o grande potencial do OOH em atingir consumidores nos mais diferentes momentos do dia.

As ruas também concentram a grande maioria da mídia exterior identificada na pesquisa. Entre os respondentes, 68% identificaram anúncios publicitários em transportes, outros 67% em estabelecimentos comerciais (tevês, cartazes), 65% em grandes formatos (outdoor, paredes pintadas) e 64% em mobiliário urbano (abrigos de ônibus, relógios).

Como as marcas anunciam em OOH? De acordo com o levantamento, a mídia OOH totalizou mais de 6 mil anunciantes e mais de 7 mil marcas. Destes, 2.501 anunciam apenas em OOH, número que se manteve estável nos últimos três anos – para marcas exclusivas, esse número chega a 2.798. Em 2018, foram identificados 2908 novos anunciantes no meio, considerando os que não anunciavam entre os anos de 2016 e 2017, sendo que para novas marcas o número chega a 4.018.

O investimento do meio foi distribuído em mais de 15 setores anunciantes em 2018. No top da lista Serviços ao Consumidor, responsável por quase 1 terço desse esforço (30,7%). Entre as categorias com maior volume de investimento o destaque vai para Ensino Escolar e Universitário, com 10% da verba destinada a OOH em 2018.

O estudo Inside OOH está disponível na íntegra no site da Kantar IBOPE Media. Faça o download em bit.ly/2kIP3ap.

PUBLICIDADE
COMPARTILHAR