“OD BRASIL. NÃO É CONSULTORIA, É FILOSOFIA.” Assim se define a OD Brasil, empresa que está inovando ao apresentar novas formas de atuar no mercado de comunicação brasileiro. O nome da OD Brasil vem do livro best seller Oportunidades Disfarçadas, de Carlos Domingos, sócio-fundador da agência que se apresenta ao mercado com um posicionamento proprietário: trata-se da primeira agência do Brasil baseada em um best seller.
Com foco em soluções criativas para empresas, marcas, serviços e produtos, a OD Brasil, de acordo com a necessidade do cliente, desenvolve estratégias criativas de negócios que podem englobar campanhas, mas vão muito além da comunicação. Já são clientes marcas como Lupo, Nortis, General Brands, Vibra, Vibe e ADD.
“Para a OD, não existem problemas, existem “oportunidades disfarçadas”, diz o sócio Carlos Domingos. Para cada situação problemática que uma empresa enfrenta, nós cultivamos uma solução inovadora. E isso não se limita somente a estratégias de comunicação como a maioria das agências provê, mas as soluções podem ser desde a concepção, desenvolvimento e criação de um produto ou serviço; ou até uma campanha de publicidade”, explica Domingos.
A razão social da companhia, ‘Comunicação Transformadora’, reflete nos resultados que a OD tem proporcionado aos seus clientes. Um destes resultados é o case da Lupo. Na ocasião do centenário da marca, a OD concebeu uma série de iniciativas criativas e que geraram resultados concretos para a marca; dentre elas, a criação de um concurso cultural que promoveu oportunidades de estágio e prêmios para estudantes de moda de todo o Brasil, o ‘Concurso Novos Estilistas Brasil’, para a Lupo, em parceria com a @LYCRA.. A iniciativa foi pauta espontânea da mídia nacional e local, e movimentou centenas de estudantes brasileiros, além de outros stakeholders do setor da indústria têxtil e da moda.
“Queremos recuperar a relevância da criatividade no País, auxiliando as empresas a transformarem seus problemas em oportunidades criativas”, explica Domingos – também fundador da agência AGE e ex-CEO da Mcgarrybowen do grupo Dentsu. Ainda no quadro de sócios da empresa, temos Valdir Bianchi (ex Africa) como Diretor de Criação e Conteúdo, Ailton Vieira como Diretor Financeiro (ex BFerraz) , e Everton Alemão, (ex BETC) Diretor de Negócios e Parcerias. “Os criativos do Brasil podem muito mais do que criar uma bela campanha publicitária; temos que usar essa criatividade para solucionar problemas reais do negócio dos clientes, criar produtos, suprir necessidades de consumo, gerar novas demandas e promover conhecimento, por meio de bons conteúdos e entretenimento, como experiências de compra, para o consumidor final”, continua Domingos.
Negócios
O modelo de negócios é baseado na remuneração de projetos e fees fixos. E para dar vazão aos projetos multidisciplinares que a companhia toca, a OD estabelece um modelo de parcerias. “Trabalhamos com diversos parceiros da rede credenciada OD Brasil para cada tipo de necessidade, pois acreditamos que é impossível ter na empresa os melhores recursos especializados nos mais diversos problemas que cada dia aparecem nas empresas. Assim, por meio desse ecossistema contemporâneo podemos oferecer soluções de forma mais ágil e assertiva para nossos clientes”, explica Alemão.
Antes de 2021, quando consolidou seu posicionamento, a OD atuava como um bureau criativo para negócios imobiliários. O crescimento se deu justamente na pandemia. “O nome já fala por si só; o Brasil é uma terra de oportunidades disfarçadas onde vemos muito potencial”, arremata Domingos.
Método proprietário e agilidade
A OD conta com um método proprietário criado e testado pelo Carlos Domingos em sua experiência dos mais de dois mil cases de empresas que transformaram problemas em Oportunidades Disfarçadas, contadas nos seus dois livros best sellers, o que se resume neste lema “diante de um problema, todos buscam uma saída, nós buscamos uma entrada.”
Para isso, a empresa – que tem seu escritório físico na Av. Faria Lima – também conta com uma infraestrutura descentralizada. “Temos uma cultura de Startup com um time jovem e diverso, composto por pessoas de vários cantos do Brasil e diferentes formações acadêmicas. Como crescemos no meio da pandemia, o trabalho remoto faz parte da nossa cultura e sabemos explorar bem os benefícios do: anywhere office, tanto na qualidade de vida dos colaboradores quanto na diversidade regional da equipe. Também temos parceiros em outros países”, explica Alemão.
Ainda em 2022, a empresa está tocando alguns importantes projetos, como o rebranding da marca Lupo Sport e os lançamentos da Nortis. A OD Brasil também pretende expandir os seus negócios nacionalmente e busca parceiros que agreguem ao seu modelo.