Quem estiver nas cidades de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) poderá ver obras de arte das artistas Andrea Hygino, Laura Lima e Leda Catunda estampadas nos mobiliários urbanos desses locais até o meio do mês de abril. A campanha faz parte do projeto Multiplicar, que em sua primeira edição tem como finalidade debater a questão da gravidez não planejada no Brasil e levantar recursos pela causa através da arte. O projeto foi lançado pela plataforma Comadre em parceria com a ONG Nosso Instituto e promove a venda de múltiplos de arte por um valor acessível.
Além das 3 artistas citadas, outras 31 artistas mulheres participam doando seus trabalhos. “Acho importante arregaçar as mangas e nos dedicarmos a melhorar as mesmas, uma vez que parece evidente que o caminho da política nacional não é suficientemente amplo e nem eficiente para dar conta de assuntos urgentes que são sistematicamente negligenciados”, ressalta Leda.
Nessa primeira edição, a JCDecaux Brasil, líder mundial em Out-of-Home (OOH), e a AlterLabs, hubs de inovação e inteligência, também uniram esforços para tornar a campanha conhecida nas ruas através do poder da mídia exterior. O apoio de mídia vai além da criação e veiculação da campanha, e se torna uma mega ação em prol da causa da saúde de meninas, mulheres e pessoas capazes de gestar, que são hoje mais da metade do país – 51,1% da população brasileira de acordo com dados da PNAD Contínua do IBGE, com índices populacionais de 2021. “Apoiar esta campanha com nossa força de mídia e toda estratégia em OOH é acreditar que nós, mulheres, podemos fazer muito mais, não só nas nossas vidas ou no nosso dia a dia, mas na sociedade e nos meios em que estamos inseridas. Além de colocar a força da JCDecaux nesse projeto, ter obras tão lindas estampando nossos ativos pelo Brasil é motivo de orgulho por embelezarem as cidades”, diz Ana Célia Biondi, Diretora Geral da JCDecaux Brasil.
Para Gabriela Davies e Maíra Marques, fundadoras da plataforma Comadre, ação só é possível de acontecer por meio da junção e apoio de diversas pessoas e instituições. “Além de ser uma forma de arrecadar recursos para fins sociais, iniciativas como o Multiplicar incentivam novos colecionadores e possibilitam a compra de obras por pessoas que não têm a segurança ou capital financeiro para valores mais altos, mas que mesmo assim desejam ter arte por perto. E por isso, poder contar com o apoio das duas principais empresas de mídia exterior foi muito importante para aumentarmos o nosso alcance e falarmos com pessoas além do mercado de arte”, reforça Gabriela.
O Nosso Instituto é uma organização sem fins lucrativos que luta contra a gravidez indesejada de meninas, mulheres e pessoas capazes de gestar, no Rio de Janeiro, atuando no combate à gestação indesejada na adolescência. “Nossos projetos investem na esperança de um futuro com mais oportunidades para meninas e mulheres. Almejamos que nenhuma menina deixe a escola para cuidar de um bebê nascido fora de hora”, afirma Erica Tucherman, uma das diretoras da ONG.
As artes que que fazem parte do projeto Multiplicar estarão disponíveis para venda através do site da Comadre (www.comadre.art) pelo período de 1 mês, com tiragem aberta, pelo valor fixo de R$275,00 cada múltiplo, impressas em fineart, serigrafia ou voil. Todas as obras ainda acompanham um certificado de autenticidade do projeto. A curadoria do projeto contou também com a consultoria da artista Rosângela Rennó, e com a contribuição de Francela Carrera, do projeto Artistas Latinas.