Compartilhar conhecimento é uma das formas de estimular o desenvolvimento e a busca pela evolução profissional. É também uma maneira de se desenvolver de forma mais humana, possibilitando que pessoas ampliem seus repertórios de experiências e conquistem novos espaços. Foi pensando nisso que os colaboradores da consultoria empresarial O4B puderam colocar em prática esse desejo de auxiliar o próximo por meio do Programa de Mentoria da Rede Gerando Falcões, ONG que entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania em mais de 6.400 favelas em todo o Brasil.
O programa busca profissionais e empresas que possam se tornar mentores voluntários de líderes sociais, pessoas que estão à frente da gestão de ONGs instaladas dentro das periferias. Após a formação na Falcons University, os líderes ganham a oportunidade de se tornarem mentorados por especialistas da consultoria, que compartilham suas expertises profissionais para auxiliar na estruturação organizacional e gestão dentro das instituições.
O executivo Marco Oliveira, especialista em gestão estratégica de negócio com foco em Go-To-Market (GTM) e sócio-fundador da O4B, embarcou no projeto juntamente com outras pessoas da companhia que também são mentores. “Fazemos algo que toma tão pouco do nosso tempo, mas que tem um impacto importante para o mentorado. Muita gente, e muitas empresas, também pode contribuir com apenas uma hora por semana para instruir e orientar um líder social, alguém que está fazendo um trabalho incrível dentro de uma favela, mas ainda assim, precisa de auxílio em diversas áreas, como financeira, comunicação, gerenciamento e organização”, conta Marco Oliveira.
De fato, o programa de mentoria transforma a vida de muitas pessoas, assim como explica Lisania Pereira, líder presidente da ONG MANDAVER e mentorada do Marco Oliveira da O4B. “A importância da mentoria foi ter alguém do segundo setor, que é especialista em áreas afins, que olhou para a nossa organização de forma dedicada, nos detalhes, trazendo ferramentas que são utilizadas em grandes empresas e tendo a coragem não só de orientar, mas confrontar também. Esse confronto trouxe uma mudança interna de gestão e de mentalidade para todos nós. Então, desde que a gente começou a receber a mentoria, mudamos os nossos rituais de rotina, o planejamento anual e percepção do crescimento. Foi ímpar e, com certeza, trouxe grandes transformações, tanto para a minha perspectiva e visão de líder de equipe, como para todo o time que participou de vários momentos e hoje colhe o fruto desse trabalho”, afirma Lisania.
O Programa de Mentoria tem duração de 6 meses e, atualmente, conta com 217 líderes sociais ativos. A GF demonstra expectativa no recrutamento de novos voluntários, tendo em vista que a demanda será maior em 2023 com a chegada de novas lideranças. “Queremos potencializar o desenvolvimento de ações sociais com o apoio de profissionais de diversas áreas. O foco da mentoria é o desenvolvimento da ONG em relação ao planejamento estratégico, capitação de recursos, comunicação, entre outras frentes. A O4B tem sido uma grande parceira, e é maravilhoso poder contar com excelentes profissionais”, diz Andréia Lima Schunemann, Gerente da Rede de Líderes da Gerando Falcões.
Marco Oliveira acredita que o momento da mentoria é de aprendizado para ambos e que, participar do projeto, mudou sua concepção de diversas situações. “Depois que me tornei um mentor, vi que muitas vezes reclamamos muito por pouca coisa. Esse pessoal, esses líderes, têm uma força e determinação absurda. Muitos deles vivem em situações difíceis, enfrentam barreiras e, alguns deles, estão em ambientes hostis. Mesmo assim, seguem, tornam projetos uma realidade para transformar a vida de todos na comunidade. Com eles, aprendi ainda mais sobre resiliência, propósito e coragem”, diz o executivo.
Para se tornar um voluntário da Gerando Falcões, basta acessar o site da ONG e clicar na aba “Voluntariado”.