Por Mônica Schimenes, CEO e fundadora da MCM Brand Experience
Neste mês dedicado às mulheres, é fundamental refletir sobre o papel essencial que as mulheres desempenham no processo criativo e inovador, especialmente no setor de eventos. Ao longo da história, muitas vezes as contribuições femininas para a inovação foram subestimadas ou até mesmo negligenciadas. No entanto, é hora de reconhecer e celebrar o impacto das mulheres na criação e desenvolvimento de ideias revolucionárias que moldam o mundo em que vivemos.
No nosso dia a dia, utilizamos inúmeras invenções que foram concebidas por mulheres, mas nem sempre estamos cientes disso. Desde o Wi-Fi até o GPS, passando pela geladeira, há uma infinidade de inovações que devemos às mentes brilhantes das mulheres. No entanto, no setor de eventos, ainda há muito a ser feito para destacar e valorizar o potencial inovador das mulheres.
Como CEO de uma agência de eventos, testemunhei em primeira mão o poder da criatividade feminina em impulsionar a inovação no setor. Mulheres trazem perspectivas únicas, habilidades multitarefa e uma capacidade incrível de pensar fora da caixa. Elas têm a capacidade de enxergar além do óbvio e criar experiências memoráveis que cativam e inspiram.
É fundamental reconhecer que a diversidade de gênero é um componente essencial da inovação. Quando as mulheres são incluídas e valorizadas no processo criativo, as empresas e organizações se beneficiam de uma gama mais ampla de ideias e soluções. No setor de eventos, onde a criatividade e a originalidade são essenciais, as mulheres desempenham um papel crucial na concepção e execução de experiências únicas e impactantes.
À medida que celebramos o mês das mulheres, é importante não apenas reconhecer as conquistas passadas, mas também olhar para o futuro e garantir que as mulheres continuem a ser capacitadas e apoiadas em suas jornadas criativas e inovadoras. Devemos cultivar um ambiente que promova a igualdade de oportunidades e valorize as contribuições únicas de cada indivíduo, independentemente do gênero.
Portanto, neste mês das mulheres e em todos os outros meses, vamos nos comprometer a reconhecer e celebrar o potencial inovador feminino no setor de eventos e em todas as áreas da vida. Juntos, podemos criar um futuro mais inclusivo, diverso e criativo para todos.
Sobre Mônica Schimenes
Mônica Schimenes, é fundadora e CEO da MCM Brand Experience, grupo de comunicação integrada com atuação nacional e internacional, comprometido com a performance e responsável com a diversidade e inclusão, certificada com o selo de Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo. Em 2017, conseguiu elevar a empresa graças ao Programa de Mentoria para Fornecedores de Diversidade da Monsanto, pelo qual foram selecionados. Está presidente do Conselho de Empresárias da WEConnect International do Brasil, foi eleita “Mulher Empreendedora Global do Ano” pela WEConnect International, reconhecida como empreendedora Global pela IWEC International e é participante do programa Winning Women da EY. Com mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de marketing, comunicação e eventos, é responsável por contas como: IBM Brasil, BASF, Johnson & Johnson, Nestlé, Google, Suvinil, Dell, Unilever e outros. Realiza importantes palestras, com os temas: “O Feminino da Voz”, sobre empoderamento feminino, “Essência”, uma palestra biográfica motivacional, “A voz sua marca”, sobre branding e “Todos os tons da Inclusão”, um convite aos temas, diversidade, inclusão e sustentabilidade. É musicista, cantora, casada e mãe do Léo.
