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Home Artigos Especiais

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

Redação ABCCOM by Redação ABCCOM
08/05/2025
in Artigos Especiais
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O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal
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  • *Por Fernando Seabra
  • O cliente é a alma do negócio. Essa frase é uma das mais conhecidas entre os empreendedores, e, apesar de ser repetida inúmeras vezes, muitas empresas ainda não focam em conhecer profundamente seu cliente inicial para transformá-lo em cliente ideal. Tão importante quanto, não estabelecem nem utilizam as estratégias de branding mais adequadas para conquistá-los. É essencial, para o sucesso de qualquer negócio, definir essas questões e, principalmente, saber conciliá-las.
  • O cliente inicial é aquele que utiliza um produto assim que é lançado e gosta de explorar novas tecnologias e está sempre em busca de ideias inovadoras. Ele possui uma alta tolerância ao risco e oferece insights e feedbacks valiosos, que ajudam a modificar ou melhorar o produto ou serviço — é ele quem colabora diretamente na validação da solução. 
  • Porém, esse cliente nem sempre é sustentável para o negócio no longo prazo. Embora ele contribua em diversas frentes, não necessariamente se torna leal à marca. O cliente ideal acredita no produto e não o troca por nenhum concorrente; é o famoso cliente fiel, o consumidor de longo prazo.
  • Até pouco tempo atrás, a maneira mais eficaz de transformar o cliente inicial em cliente ideal era utilizando estratégias de branding tradicionais. Exemplos incluem o posicionamento da marca, o storytelling, a identidade visual, o marketing de conteúdo e a colaboração entre marcas. No entanto, uma nova estratégia se destaca atualmente: o marketing de influência, uma forma extremamente eficaz de construir a identidade da marca e, ao mesmo tempo, fidelizar clientes.
  • Diferente das estratégias convencionais, o marketing de influência vai além da simples promoção do produto. Ele utiliza relações autênticas e confiáveis para criar uma conexão profunda com o público. No marketing de influência, os valores e a proposta de valor da marca são transmitidos de forma mais direta e acessível, o que ajuda a consolidar a confiança do cliente inicial, transformando-o em cliente ideal. O objetivo é que, através dessa influência, o cliente inicial se identifique de tal maneira com os valores da empresa que passe a ser um defensor da marca, garantindo sua fidelidade.
  • Um excelente exemplo de empresa que utiliza o marketing de influência para transformar clientes iniciais em ideais é a Dropbox. No início, seu público-alvo era formado por desenvolvedores e profissionais de tecnologia, atraídos pelo serviço de armazenamento gratuito. 
  • Com base nos feedbacks desses clientes iniciais, a Dropbox validou seu produto e começou a atrair consumidores de outros setores. A empresa expandiu sua base de usuários utilizando o marketing de influência para reforçar a proposta de valor, colaborando com figuras importantes e relevantes para diversas áreas. Isso ajudou a Dropbox a fortalecer sua imagem como uma solução acessível e confiável, não apenas entre profissionais de tecnologia, mas também em segmentos como música, arte e arquitetura.
  • Já uma marca global que se destaca na utilização de estratégias de marketing de influência, além das convencionais, é a Coca-Cola. A empresa tem uma forte presença no mercado e consegue conciliar branding tradicional com estratégias inovadoras de influência para reforçar a lealdade de seus clientes. 
  • Recentemente, a marca intensificou o uso do marketing de influência em eventos e lançamentos de novos produtos. Um exemplo é sua parceria com a cantora Rosalía, que ajudou a empresa atingir milhões de consumidores ao apresentar um novo sabor em 2023. Além disso, a Coca-Cola utiliza sua influência para promover experiências imersivas, como o Rock in Rio, conectando-se diretamente com o público por meio de eventos e personalidades influentes.
  • Assim, é fundamental que as empresas saibam utilizar o marketing de influência para transformar seus clientes iniciais em clientes ideais. O uso de influências autênticas e conexões mais profundas com o público garante que o branding vai além de um simples apelo visual ou promocional, tornando a marca parte integral da vida dos consumidores. Estratégias de branding tradicionais consolidam a marca, enquanto o marketing de influência expande seu alcance e fideliza potenciais clientes em um curto período.
  • *Fernando Seabra é especialista em inovação prática, referência em empreendedorismo e autor do livro “A Mandala da Inovação”, que será lançado em novembro. Idealizador do Clube BoraFazer, TEDx Speaker, CEO da Seabra Academy, Investidor Anjo e Conselheiro do Pool I.A. da Bossa Invest. É o brasileiro que mais participou como mentor e avaliador de Reality Shows de Empreendedorismo e Startups do mundo, com atuação nos programas Shark Tank Brasil, Planeta Startup, Batalha das Startups, Meet the Drapers, Startup World Cup e Empreender para Vencer.
  • Palestrante e Professor na área de Inovação e Empreendedorismo e Colunista em diversos portais de renome. Foi Diretor do DEMPI – Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e Diretor de Inovação da ACSP – Associação Comercial de São Paulo.
  • Com MBA pela Peter Drucker School of Management, é também Advogado formado pela PUC-SP. Cursou o Programa de Entrepreneurship & Acceleration da Wharton Business School. Possui Especialização em Marketing pela UC-Berkeley e Formação pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Morou nos Estados Unidos, França, Suiça, Panamá e atualmente reside no Brasil.

Tags: Artigos Especiaismarketing de influência

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