ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

O novo perfil da liderança

Artigos Especiais ABC by Artigos Especiais ABC
23/07/2019
in Artigos Especiais
0 0
O novo perfil da liderança
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Dyonata Laitener Ramos

Desde meados do século XX, vivenciamos uma evolução constante nos modelos de gestão, que eram baseados em conceitos hierárquicos que se utilizavam de repressão e autoritarismo. Logo após o fim da revolução industrial, funcionários especialistas em funções específicas eram os mais valorizados, assim como o trabalho departamental era predominante na maioria das empresas.

Com a chegada dos anos 2000, surgiu um novo modelo no qual aposentamos o “chefe” e surgiu o que denominamos líder, papel com mais responsabilidade de influenciar que gerenciar. Houve notável evolução desse perfil ao longo dos anos, e novas limitações foram surgindo, como trabalhar com equipes de alto desempenho e identificar valor para os clientes.

O cenário atual está cada vez mais direcionado pela criatividade e inovação. As empresas precisam ser resilientes, priorizar as mudanças, identificar e entregar valor de forma rápida e contínua. O mindset corporativo precisa ser ágil e resolutivo.

Assim, o perfil da liderança tem que se adaptar mais uma vez, para lidar com desafios constantes, potencializados por um mercado de consumo cada vez mais exigente. Os novos líderes precisam de alta capacidade de análise situacional e adaptação contínua. A seguir, listamos algumas outras exigências de liderança.

Além das siglas

Certificações como PMP, ITIL, COBIT perdem importância. Conhecer os processos e as melhores práticas ganha força, fazendo com que a adaptação de processos à cultura organizacional represente a mudança necessária em prol dos objetivos estratégicos e do fortalecimento da marca no mercado.

Soft skills

Conhecimentos técnicos são muito importantes, mas o desenvolvimento de qualidades interpessoais – também conhecidas como soft skills – são o novo desafio do bom líder. Por meio da personalidade, aptidões mentais, emocionais e sociais é que se obtém engajamento, motivação e produtividade da equipe. Vivência e autoconhecimento podem ajudar no fortalecimento dessas competências.

Paixão

Líderes precisam ser apaixonados pelo seu trabalho, isso inspira e entusiasma a equipe, ou dificilmente conseguirão obter os resultados desejados e motivar a equipe a dar o seu melhor independentemente da situação. O líder deve ser o primeiro a ter pensamento positivo, estar motivado e acreditar no que faz, para que essa mentalidade seja compartilhada com todos.

Olho no futuro

Acompanhar diariamente as mudanças e tendências do mercado, além de assimilar essas mudanças nos projetos, contribui de forma positiva para a transformação digital do negócio.

Foco no cliente

Além de avaliar tendências, o novo líder deve compartilhar as informações com os clientes, associando-as às necessidades dos mesmos. Ainda, é preciso habilidade para identificar essas necessidades e o valor esperado para entregar a melhor experiência de uso dos produtos solicitados. Isso deve ser validado já nas fases iniciais do projeto. Errar rápido e acertar rápido: aí está uma tendência do mercado.

Pessoas

Embora pareça óbvio, cabe ressaltar que o trabalho é desenvolvido com pessoas, as quais possuem objetivos, necessidades e sonhos diferentes, e um bom ambiente de trabalho é fundamental. A cobrança deve acontecer, mas a microgestão de atividades deve ser evitada. Supervisionar insistentemente, centralizar decisões, cobrar por resultados e monitorar constantemente as tarefas da equipe são práticas que só elevam o estresse e diminuem a produtividade. É preciso dar espaço para que os colaboradores desenvolvam as atividades conforme sua capacidade e experiência, incentivando a autogestão.

Confiança

O líder deve delegar atividades e confiar na equipe. Além disso, os colaboradores precisam falar abertamente e de forma transparente entre si, mesmo que isso ocasione algum desconforto. Equipes que conseguem expor suas ideias de forma clara criam uma forte base de confiança.

Camaradagem

Bom relacionamento interpessoal dentro da equipe só colabora com o alcance dos resultados. Lembre-se: passamos grande parte do dia no ambiente de trabalho, a boa convivência é essencial. O líder contribui transformando reuniões de trabalho em momentos positivos, com discussões produtivas em prol do objetivo comum, e também incentivando momentos de descompressão e celebração.

Lado individual

Objetivos coletivos têm preferência sobre particulares. Porém, o bom líder deve trabalhar o lado individual dos colaboradores, conhecê-los bem e dar feedbacks frequentes que colaborem com o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um, e que estejam alinhados com os objetivos do projeto e organização. Assim como o momento é de inovações tecnológicas, a mente humana também tem se tornado mais complexa. Cabe à nova liderança fazer com que as tendências de tecnologia, processos e mercado estejam associadas às necessidades do cliente e objetivos pessoais dos seus colaboradores, fazendo com que o resultado seja de produtos de alta qualidade, com valor agregado e, consequentemente, reconhecimento da marca.

 

* Dyonata Laitener Ramos é coordenador de projetos no Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).

Tags: Artigos Especiais

Related Posts

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação
Artigos Especiais

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação

...

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade
Artigos Especiais

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

...

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

Mercado de assinaturas cresce e flores ganham espaço no modelo de compras recorrentes

Mercado de assinaturas cresce e flores ganham espaço no modelo de compras recorrentes

Desafios da inovação: as tecnologias do amanhã redefinindo o marketing de hoje

Desafios da inovação: as tecnologias do amanhã redefinindo o marketing de hoje

Next Post
Canon lança nova Mini Impressora Fotográfica

Canon lança nova Mini Impressora Fotográfica

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Você acredita que o aumento do limite de caracteres do Twitter descaracteriza a rede social?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X