Procedimento. Muito usada no início dos anos 90 – por conta das normas ISO –, essa palavra se tornou sinônimo de “caminho para as coisas funcionarem” dentro de uma empresa. Tanto se falou nisso (eis mais um exemplo do poder da comunicação), que grande parte das corporações se viu obrigada a deixar seus processos nos eixos para obter as tais certificações.
Mudar modelos de trabalho, mexer com as rotinas dos funcionários e demandar esforços de toda equipe pareciam tarefas impossíveis para os gestores das áreas, mas o posterior reconhecimento do mercado fazia tudo valer a pena. E, de fato, fez.
De lá pra cá, o mercado e as empresas passaram por mudanças imensas – a internet e seus usos talvez sejam a maior delas –, com novas e profundas adequações se fazendo presentes. Mas é necessário fazer uma pergunta em torno disso: a comunicação da sua empresa acompanhou tamanha revolução?
Infelizmente, o uso da comunicação ainda é mais associado ao gerenciamento de crises do que a um planejamento que se anteceda a elas. Como fruto disso, marcas veem suas imagens ficando defasadas e cada vez mais distantes de seu público.
Por isso, é preciso avaliar como anda o processo de comunicação da sua empresa e lembrar que firmar parceria com uma empresa especializada em gerir esse processo é de extrema importância para manter saudável a relação com todos os seus stakeholders.
Comunicação: que caminhos escolher diante de tantas opções?
Como já exemplificamos as diferenças das entregas das agências, é importante ressaltar que nem toda agência leva em consideração o processo por inteiro: quando seu foco está apenas no click, o todo acaba sendo deixado de lado.
Uma boa parceria é a que consegue profissionalizar a comunicação dentro e fora “de casa”, pois aplica as técnicas de estratégia para todos os públicos e consegue sentir as reais dores do cliente, desde o que tange o planejamento até a execução.
Comunicação interna, institucional, digital, promo, off-line… quaisquer que sejam os caminhos, é preciso integrá-los. E só uma agência que enxergue todas essas áreas saberá criar a estratégia mais completa e efetiva nesse sentido.
Profissionalizar a comunicação, mas de que jeito?
Para que os processos de comunicação também se transformem em “procedimentos com resultados”, é necessário buscar uma parceira que domine todos os pontos da entrega – desde os mais simples até os mais complexos –, uma parceira que descubra os objetivos da empresa e crie estratégias em cima deles, não de uma campanha.
Quando o discurso da marca é criado, alinhado e colocado em prática, a agência consegue fazer a entrega de valores para a marca. E ter uma parceira que pense nessa forma de entrega é fechar um negócio que vai além das expectativas, que surpreenda não só o público, mas também a própria empresa.