O marketing de influência é uma estratégia incontestável no mundo atual. Um levantamento feito pela Nielsen, empresa de pesquisas, em 2022, revelou que o Brasil é o segundo país com mais pessoas investindo nessa carreira no mundo. Se avaliarmos somente o Instagram, são mais de 10,5 milhões de profissionais, liderando o ranking. Para se ter uma ideia, a estimativa da Goldman Sachs é que o setor movimente US$ 480 bilhões até 2027.
Nesse contexto chega a hiperfy para revolucionar o caminho da colaboração entre influenciadores e marcas. Com uma base diversificada que abrange criadores de conteúdo de diversas categorias e tamanho, a startup faz a conexão por meio da Inteligência Artificial (IA), entregando um resultado objetivo, acessível e eficaz.
Apaixonado por inovação tecnológica, Guilherme Brunhole, CEO e fundador da hiperfy — que também fundou a beautytech UAUBox —, viu uma oportunidade visionária no mercado de creator economy. Ele explica que as agências do setor possuem apenas uma camada de tecnologia e por isso resolveu explorar o caminho contrário.
“O principal objetivo da hiperfy é colocar tecnologia e Inteligência Artificial em um mercado que ainda é totalmente manual e sem possibilidade de escala. Por isso desenvolvemos um algoritmo exclusivo de IA que, aperfeiçoado pela machine learning, é capaz de entregar o match perfeito entre marcas e influenciadores.”
hiperfy para marcas
De acordo com a pesquisa Youpix+Nielsen ROI & Influência 2023, realizado pela consultoria Youpix e a Nielsen, 69% das empresas relatam ter dificuldade de quantificar o ROI (retorno sobre o investimento, em português) e provar a efetividade do influenciador, enquanto 23% mencionaram o fato de terem dificuldade em planejar estrategicamente as ações.
Brunhole comenta que esse é um dos problemas que ele se propõe a resolver na hiperfy. Isso porque, com a startup, as marcas e agências digitais poderão criar, medir e gerenciar as campanhas com a mesma facilidade que fazem em plataformas de ADS, como Google e Meta, por exemplo.
O processo é simples: no site, as companhias criam um briefing com as instruções da campanha. A partir daí a IA assume o comando e encontra os melhores influenciadores para a estratégia, em uma base que já conta com mais de 100 mil nomes. Em seguida, a marca fará apenas um contrato e um pagamento por campanha, e a hiperfy fará toda a gestão do trabalho e divisão entre os creators. Além disso, as empresas também possuem o controle do budget ao aprovar ou reprovar um conteúdo.
“Nossa plataforma é a única passível de fazer análise de dados de campanhas em tempo real, diminuindo os ruídos de comunicação que acontece quando há contato direto entre as partes envolvidas, o que proporciona praticidade e eficiência em toda a jornada, e também mediremos toda a performance da ação em um painel claro com todos os KPIs. Facilitando toda essa colaboração entre marcas e influenciadores, nós possibilitamos a chance de que as empresas trabalhem com inúmeros profissionais do setor sem a necessidade de aumentar o time”, esclarece o CEO.
hiperfy para creators
A startup acaba de lançar o Clube hiperfy, um clube exclusivo para influenciadores que querem revolucionar o mercado, ter o seu trabalho reconhecido e serem remunerados por instituições de todos os portes de maneira justa.
Segundo Guilherme, o propósito da hiperfy é viabilizar a profissão do criador de conteúdo aqui no Brasil. Esse é um mercado em plena expansão, que atrai muitos interessados em influenciar audiências.
“Queremos abrir portas para os influenciadores terem mais visibilidade e conexões que possam fazer a diferença em suas carreiras. Faz muito sentido para nós criarmos essa comunidade que gera pertencimento, mas também para oferecer benefícios exclusivos que abrirão portas para esses empreendedores do marketing”, relata.
Dentre os benefícios mencionados pelo CEO estão acesso ao estúdio da startup, disponibilização de ferramentas para a produção de conteúdo, networking com os melhores influenciadores de cada nicho e acesso a serviços financeiros exclusivos, como cartão de crédito, adiantamentos e marketplace. Fora isso, também está nos planos a criação de uma fintech para facilitar a vida financeira do criador de conteúdo.
E por falar em metas, as expectativas para o primeiro ano de operação da hiperfy são altas. Eles querem fechar o ano com, no mínimo, 45 marcas ativas e um faturamento acumulado próximo a R$ 150 mil. Mas, para os próximos 12 meses a estimativa é atingir um ARR de R$ 6 milhões.
“Nós estamos muito entusiasmados com o impacto que a hiperfy está construindo no marketing de influência. Projetamos a empresa para capacitar influenciadores e marcas a atingirem seus objetivos de maneira vantajosa. Continuaremos inovando e elevando esse mercado a novos patamares”, finaliza Brunhole.