Por Rosana Santiago
O ano de 2020 foi desafiador para o comércio em geral. Em nossa geração, nunca presenciamos, por tanto tempo, as portas fechadas e medidas restritivas na oferta de serviços dos Centros Comerciais. Isso impactou a economia. Os grandes centros de compras, foram obrigados a ter seus corredores vazios, de março até outubro, o setor viveu a sua pior instabilidade. Com as festas de fim de ano, aliadas a medidas menos restritivas, de algumas cidades, reacendeu a esperança para um 2021 mais próspero.
Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), os shoppings já estão vendendo o equivalente a 81% do nível pré-crise do Coronavírus. Mas, para recuperar toda a efervescência que os shoppings centers têm tanto na quantidade de vendas, quanto na cultura dos brasileiros, é preciso inovar e usar de campanhas estratégicas. A solução é focar na experiência do cliente. E, investir em um marketing especializado e setorizado. Fidelizar clientes para os grandes centros de comércio, onde estes se sintam à vontade e seguros, e encontrem neste único local várias das experiências sociais que o isolamento social tirou, é o grande desafio para este novo ano.
Os shoppings deixaram de ser um centro de compras e se fundiram à essência das pessoas por socialização. É nele que marcamos aquele café de negócios, o encontro com amigos e familiares,levamos nossas crianças, pagamos as contas, fazemos exames, compramos os presentes, assistimos filmes, enfim um universo de experiências.
O marketing de varejo precisa identificar e captar os diferentes interesses do público. Algumas medidas de segurança dos grandes Centros,para atender o público presencial, além de álcool gel, respeito na quantidade de pessoas dentro do local, e obrigatoriedade no uso de máscara são: dar informações para o público em geral que vão desde medidas de saúde há dicas de qualidade de vida (Isso pode ser feito através de telas pelos shoppings já que a distribuição dos papéis não é recomendável), e principalmente treinar a equipe que trabalhará no espaço físico. Treinar para aperfeiçoar o equilíbrio mental desses funcionários, o comportamento deles com os clientes e etc. E usar do marketing setorizado para desenvolver campanhas para o cliente presencial.
Já no universo online, as campanhas devem ser norteadas além da venda. É preciso todo um planejamento institucional aproximando a marca e valores do Centro Comercial com esse público que não será presencial neste primeiro momento. Por isso, a importância de contar com agências de estratégia digital com nicho em shoppings. É uma situação nunca antes vivida: aproximar o shopping para quem está dentro de casa.
Apesar de 2020 ter trazido à revolução tecnológica, ainda somos seres que precisam de socialização e experiência. Traduzir essa experiência tanto no on, quanto no off, é o nosso desafio.
Bem vindo ao começo do futuro!
Rosana Santiago
Rosana Santiago possui MBA pela FGV em Marketing de Varejo/Shopping e atualmente, lidera a frente de grandes holds de shoppings e varejo da Godiva Propaganda