ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

O caso Bettina e a publicidade histriônica

Artigos Especiais ABC by Artigos Especiais ABC
09/04/2019
in Artigos Especiais
0 0
A força do rádio branded na estratégia de marketing
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Daniel Domeneghetti

Dada aos devidos resguardos ligados aos inúmeros questionamentos surgidos em cima do caso Bettina, a propaganda da Empirucus Research trouxe à tona a discussão sobre a necessidade da publicidade histriônica a qualquer custo. Vale a pena gritar aos quatros ventos com conteúdos publicitários alarmantes, focados em único e exclusivamente no despertar da atenção de clientes e potenciais consumidores? É válido correr este risco, causar polêmica e colocar à prova a idoneidade do negócio por meio de uma mensagem burlesca?

Sim, vale a pena. Em tempos de fragmentação de canais, a publicidade histriônica é uma alternativa de divulgação e captura de atenção eficaz. A TV não é mais o meio imperativo para se veicular uma propaganda, como foi desde a década de 50 até meados da década passada. A rádio, ainda que sobreviva com robustez, também não tem hegemonia. Revistas e jornais diários…bem sabemos como está a mídia impressa.

Há diversas outras vitrines atualmente: Facebook, Twitter e o próprio Youtube estão aí para comprovar a potência de se atingir – em uma só tacada, a custos muito baixos -um público estimado de 10 milhões de internautas segundo dados do IBGE, de dezembro de 2018. Com a disposição destas plataformas de comunicação em larga escala, o consumidor, cada vez mais conectado e interativo, demanda atualmente das empresas um relacionamento 360º baseado em conteúdos inovadores, transformadores e, sim, atraentes, o que para algumas situações pode e deve ser histriônico.

Para angariar atenção e relevância em meio à profusão de mídias e canais móveis e convergentes é preciso, muitas vezes, se valer do verbo imperativo, do velho call to action reestilizado para mundo digital no click ‘to see”, “to interact”, “to buy”, “to belong”.A percepção aqui não precisa e nem deve necessariamente estar ligada ao politicamente correto de forma gratuita. Está relacionada puramente à capacidade da marca envolver e motivar as pessoas ao seu redor em torno de uma ação, gerando resultados de audiência, adesão e/ou transação acima do esperado. Em outras palavras: Efetividade.

Assim, mensagens como “Não compre carro amanhã” ou a clássica “tesourinhas do Mickey”, vociferando imperativamente um “Eu tenho, você não tem”, ilustram, a suas maneiras, a jogada de disparar certos gatilhos emocionais na cabeça do consumidor, apelando para suas necessidades históricas, reais, potenciais ou mesmo fictícias. Produzindo, desta forma, via tentação, medo, tesão, curiosidade ou qualquer outro sentimento uma ponte direta para o modo emocional, pulando a capacidade cognitiva-racional do processo de escolha do consumidor.

O case Bettina entra para esta galeria e reforça a corrente clássica da propaganda e marketing, calcada no mote de que não existe publicidade negativa. Gostando, ou não, os efeitos foram positivos para a Empiricus nos últimos dias. E até para a própria Bettina. É melhor que as pessoas estejam falando sobre sua marca, já que sempre falarão mal neste mundo hiperopinativo.

Afinal, ainda vale aqui outra máxima a “de quem não é visto não é lembrado”. Entretanto, algo mudou e surfar na onda do “fale bem ou fale mal, mas fale de mim” não traz mais desvantagens para as empresas dispostas a se enquadrarem na categoria “correr grandes riscos reputacionais e lidar com isso”.

*Daniel Domeneghetti é especialista de marketing branding, práticas digitais no relacionamento com cliente e CEO da DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em maximizar geração e proteção de valor real para as empresas.

Tags: Artigos Especiais

Related Posts

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade
Artigos Especiais

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

...

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação
Artigos Especiais

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação

...

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

Mercado de assinaturas cresce e flores ganham espaço no modelo de compras recorrentes

Mercado de assinaturas cresce e flores ganham espaço no modelo de compras recorrentes

Next Post
Nextdial e ABC da Comunicação firmam parceria.

Nextdial e ABC da Comunicação firmam parceria.

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Como você executa seus eventos?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X