Por Murilo Borrelli – Diretor da ROI Mine
Um estudo elaborado pela GFK, empresa de pesquisa de mercado, aponta que as vendas da Black
Friday 2019 crescerão 4% no Brasil, arrecadando um total de R$ 13,5 bilhões em bens duráveis. Parece ser um aumento ainda pouco
expressivo, mas para o varejo a data continua sendo de extrema importância.
Neste ano, a Black Friday acontece no dia 29 de novembro, e os números apontam uma tendência de crescimento significativo para
os próximos, já que 76% das pessoa declaram fazer compras nesta data.
Diante deste quadro, é claro que as lojas
virtuais querem um lugar ao sol, mas muita coisa errada já foi feita e
o consumidor não é bobo, ele pesquisa e vai denunciar nas redes se achar
algo incoerente ou abusivo. A história da Black Friday no Brasil
já mostrou isso, e o mercado eletrônico, que deveria ter um ganho
realmente expressivo com esta data, principalmente em tempos de
recessão da economia, acaba tirando um proveito amador e deixando marcas
que demoram para ser esquecidas.
Para os varejistas que apostam todas as suas fichas em
e-commerce, sem dúvida, conhecer a jornada de compra do consumidor é
importante, mas as estratégias de marketing digital consistentes e
descontos que verdadeiramente valem a pena, serão os pontos que farão
a diferença para que a decisão de compra do cliente seja pelo comércio
eletrônico, pois uma boa parte do consumidor brasileiro ainda
não tem confiança pela compra online.
Uma pesquisa feita pelo SPC Brasil, para compreender os
padrões de comportamento e de compras dos consumidores, revelou que seis
em cada dez pessoas (63%) garantem visitar lojas físicas antes de
concluir uma compra. Ao passo que nove em cada dez (90%) consumidores
virtuais buscam informações sobre o produto na internet, antes de
comprar em lojas físicas.
Neste sentido, ainda falta muita estratégia do varejo para
integrar o marketing digital e sua hiperpotência de multiplicação
de divulgação e persuasão de vendas. Utilizar o recurso de “retirar na
loja” para conquistar os ansiosos ou mesmo a confiança de
quem nunca comprou online, pode ser uma tacada de mestre. Separar
produtos da loja física e do e-commerce, para a ação de Black Friday,
também é uma ótima forma de equilibrar preço e ticket médio.
Mas, sem dúvida, para que a Black Friday seja um sucesso no
país, é preciso consciência e amadurecimento do varejo, pois o
único propósito de verdade da data, é presentear os consumidores com
preços realmente convidativos para diminuir ou circular estoques
parados, ou mesmo fazer o consumidor lembrar da sua marca em um universo
competitivo cada vez mais acirrado.
Com todas as ferramentas disponíveis hoje de data-driven para
mapear o consumidor e suas preferências, é praticamente
impossível não ter um saldo positivo e animador nesta data, afinal, já
temos tudo que precisamos, que é a confiança do consumidor
brasileiro. Agora, só falta o varejo entender de verdade o que significa
Black Friday.