ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

O brasileiro acredita sim na Black Friday!

por Da redação ABC da Comunicação
16/11/2019
em Artigos Especiais
0 0
O brasileiro acredita sim na Black Friday!
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Murilo Borrelli – Diretor da ROI Mine

Um estudo elaborado pela GFK, empresa de pesquisa de mercado, aponta que as vendas da Black Friday 2019 crescerão 4% no Brasil, arrecadando um total de R$ 13,5 bilhões em bens duráveis. Parece ser um aumento ainda pouco expressivo, mas para o varejo a data continua sendo de extrema importância.

Neste ano, a Black Friday acontece no dia 29 de novembro, e os números apontam uma tendência de crescimento significativo para os próximos, já que 76% das pessoa declaram fazer compras nesta data.

Diante deste quadro, é claro que as lojas virtuais querem um lugar ao sol, mas muita coisa errada já foi feita e o consumidor não é bobo, ele pesquisa e vai denunciar nas redes se achar algo incoerente ou abusivo. A história da Black Friday no Brasil já mostrou isso, e o mercado eletrônico, que deveria ter um ganho realmente expressivo com esta data, principalmente em tempos de recessão da economia, acaba tirando um proveito amador e deixando marcas que demoram para ser esquecidas.

Para os varejistas que apostam todas as suas fichas em e-commerce, sem dúvida, conhecer a jornada de compra do consumidor é importante, mas as estratégias de marketing digital consistentes e descontos que verdadeiramente valem a pena, serão os pontos que farão a diferença para que a decisão de compra do cliente seja pelo comércio eletrônico, pois uma boa parte do consumidor brasileiro ainda não tem confiança pela compra online.

Uma pesquisa feita pelo SPC Brasil, para compreender os padrões de comportamento e de compras dos consumidores, revelou que seis em cada dez pessoas (63%) garantem visitar lojas físicas antes de concluir uma compra. Ao passo que nove em cada dez (90%) consumidores virtuais buscam informações sobre o produto na internet, antes de comprar em lojas físicas.

Neste sentido, ainda falta muita estratégia do varejo para integrar o marketing digital e sua hiperpotência de multiplicação de divulgação e persuasão de vendas. Utilizar o recurso de “retirar na loja” para conquistar os ansiosos ou mesmo a confiança de quem nunca comprou online, pode ser uma tacada de mestre. Separar produtos da loja física e do e-commerce, para a ação de Black Friday, também é uma ótima forma de equilibrar preço e ticket médio.

Mas, sem dúvida, para que a Black Friday seja um sucesso no país, é preciso consciência e amadurecimento do varejo, pois o único propósito de verdade da data, é presentear os consumidores com preços realmente convidativos para diminuir ou circular estoques parados, ou mesmo fazer o consumidor lembrar da sua marca em um universo competitivo cada vez mais acirrado.

Com todas as ferramentas disponíveis hoje de data-driven para mapear o consumidor e suas preferências, é praticamente impossível não ter um saldo positivo e animador nesta data, afinal, já temos tudo que precisamos, que é a confiança do consumidor brasileiro. Agora, só falta o varejo entender de verdade o que significa Black Friday.

Tags: Artigos Especiais

Posts Relacionados

Agibank lança Bot50+ para atendimento do público maduro
Artigos Especiais

2021 será marcado pelo atendimento nas redes sociais

...

O futuro a quem pertence? Como ter um ecossistema digital de sucesso
Artigos Especiais

Ecossistemas Digitais: quais impactos a pandemia trouxe ao universo B2B e B2C?

...

Como a pandemia acelerou a importância da digitalização

Como a pandemia acelerou a importância da digitalização

Fim do Skype for business e outras possibilidades de comunicação digital

Fim do Skype for business e outras possibilidades de comunicação digital

Novos canais marcam o sucesso da experiência do cliente para serviços financeiros

Novos canais marcam o sucesso da experiência do cliente para serviços financeiros

Mídia programática: metodologia ou estratégia?

Mídia programática: metodologia ou estratégia?

Como pivotar rapidamente no ecossistema digital de hoje

Como pivotar rapidamente no ecossistema digital de hoje

Você toma decisões por achismo ou baseadas em dados?

Você toma decisões por achismo ou baseadas em dados?

Próximo
Mudar para não desaparecer

Mudar para não desaparecer

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.4k Seguidores
  • 3.9k Assinantes

ABC Trends

  • Murilo Henare, o empreendedor à  frente do negócio que envolve os maiores perfis de entretenimento do Instagram

    Murilo Henare, o empreendedor à frente do negócio que envolve os maiores perfis de entretenimento do Instagram

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • FQM coloca consumidoras reais em comercial de Imecap Hair Max

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Ecossistemas e as tendências do B2B em 2021

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • SexPrivé Club estreia na madrugada da Band

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Promoção Tang: ação premia consumidores com veículos sustentáveis, como scooters, patinetes e bicicletas elétricas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Qual seu sistema de automação de marketing preferido?

Eventos

Mês Atual

abril, 2021

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

DOTCASE
Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Novembro4
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X