ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

O assédio contra chatbots e assistentes virtuais

por Artigos Especiais ABC
29/06/2020
em Artigos Especiais
0 0
O assédio contra chatbots e assistentes virtuais
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Albert Deweik

Muitos conhecem a Lu, assistente virtual inteligente da rede Magazine Luiza; a Alexa, da Amazon e a Siri, da Apple. Além de auxiliares online no mercado nacional e internacional, essas três “personalidades” têm outra coisa em comum: casos de assédio. Sim, há muitas ocorrências em elas ou os robôs em chats de respostas de empresas têm que responder a perguntas ou questões machistas de clientes. E, como era de se esperar, esses recursos de inteligência artificial não estão preparados para contestar ou atender a esse tipo de “investida”.

Para as empresas que utilizam essas ferramentas no contato com os clientes, esse assédio pode prejudicar o verdadeiro potencial dessa tecnologia de resolver questões simples, deixando os problemas mais complexos nas mãos dos operadores humanos. Desse modo, uma das consequências desses comportamentos é a perda considerável da produtividade dessas ferramentas, sobrecarregando atendentes e aumentando o tempo de espera e demora na resolução. A experiência do consumidor também tende a ser pior, prejudicando a imagem da empresa e marca.

Entre os principais fatores por esses comportamentos estão o preconceito, que é uma ideologia que oprime – em diversas formas – as minorias, aqui retratadas por vozes femininas; e a pouca diversidade no campo dos profissionais de programação, no que tange o gênero, que impacta diretamente na maneira com que os chatbots são criados e programados. Desse modo, a vida real se transfere para a tecnologia, refletindo um comportamento mais passivo, tolerante e até submisso aos robôs.

Para minimizar os danos desses comportamentos no potencial das ferramentas, as marcas devem liderar um movimento de mudança na programação, incluindo, por exemplo, novos perfis de colaboradores que façam parte das minorias, que além de darem respostas adequadas a cada tipo de situação, irão levar uma nova bagagem cultural para a inteligência artificial.

Em paralelo, as empresas de tecnologia podem construir ainda novos padrões de respostas – sempre com cuidado para não ferir ninguém – afinal, educar a sociedade é um processo longo e fundamental para mudar esse cenário. Com novas mentes desenvolvendo, haverá novos padrões a serem seguidos pelas Machine Learning (Aprendizado de Máquina), permitindo que esse bots identifiquem novos padrões e sigam trabalhando a favor da empresa e do público, alcançado o propósito inicial para o qual foram criados.

Com ajuda das organizações e de iniciativas como a da Unesco, contra o preconceito de gênero e o assédio sexual às AIs, por exemplo, podemos desconstruir, aos poucos, esse viés inconsciente do preconceito e misoginia aplicados a essas soluções e, ainda, tentar mudar a perspectiva da tecnologia, considerada um ambiente pouco diverso!

Albert Deweik é Founder e CEO da NeoAssist – plataforma tecnológica que oferece experiência omnichannel para relacionamento com o cliente

Tags: Artigos Especiaischatbots

Posts Relacionados

Agibank lança Bot50+ para atendimento do público maduro
Artigos Especiais

Gestão de atendimento eficiente com o cliente

...

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais abre oportunidades em diversas áreas
Artigos Especiais

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais abre oportunidades em diversas áreas

...

“In-housin: do (bom) briefing à transformação do negócio”

“In-housin: do (bom) briefing à transformação do negócio”

10 tendências do e-commerce para 2021

10 tendências do e-commerce para 2021

Quais os perfis que podem consumir seu vídeo na web?

VÍDEO: a ferramenta estratégica

5 motivos pelos quais seu negócio precisa de um CRM e como tirar o melhor proveito dele

5 motivos pelos quais seu negócio precisa de um CRM e como tirar o melhor proveito dele

2020 foi o ano das incertezas que deu a 2021 a maio certeza de todas: resiliência

2020 foi o ano das incertezas que deu a 2021 a maio certeza de todas: resiliência

A Economia Criativa é o futuro dos negócios

A Economia Criativa é o futuro dos negócios

Próximo
Assessoria de imprensa: uma questão de integração e estratégia

Campanhas com público semelhante no Facebook - Uma audiência poderosa!

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.3k Seguidores
  • 3.6k Assinantes

ABC Trends

  • SexPrivé Club estreia na madrugada da Band

    SexPrivé Club estreia na madrugada da Band

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Promoção Tang: ação premia consumidores com veículos sustentáveis, como scooters, patinetes e bicicletas elétricas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Luanna Lodi, musa do América-MG, retorna ao Bella da Semana

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Méquizice: aquela mania que todo mundo tem quando come no Méqui

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Datas comemorativas na nossa área!

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

janeiro, 2021

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

DOTCASE
Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Novembro4
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X