Independentemente do tamanho da marca ou empresa, é essencial desenvolver uma estratégia de marketing que permita conectá-las com seus diferentes públicos. Com o aumento dos canais de comunicação e a segmentação cada vez maior dos diferentes perfis de consumidores, é necessário comunicar efetivamente suas mensagens, respondendo às necessidades de cada grupo.
De acordo com a pesquisa Global Digital Overview 2020, feita pelo site We Are Social, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de populações que passam mais tempo nas redes sociais, com uma média diária de 3 horas e 31 minutos. Portanto, as marcas apostam cada vez mais no marketing digital para impactar seus consumidores. E, neste ecossistema, uma das estratégias que vem ganhando força é o Marketing de Influência.
Se você quer saber um pouco mais sobre as melhores práticas nessa área, a Another Company, agência de comunicação regional independente, compartilhou alguns conselhos para a correta execução de uma campanha de Marketing de Influência.
Qual é o meu objetivo?
O principal componente a levar em consideração ao criar uma estratégia de Marketing de Influência é definir os objetivos, pois a partir deles se construirá o planejamento ideal. Em geral, esse tipo de campanha busca como resultado aumentar o alcance, melhorar a reputação ou conversão (vendas).
Medição de impacto
Uma vez definidos os objetivos, é fundamental ter clareza sobre a segunda etapa: os resultados. E para isso, é preciso conhecer não apenas a atuação de cada influenciador, mas também o seu impacto real. Existem diversos softwares e ferramentas que refletem o desempenho das publicações, o que permite estimar o retorno sobre o investimento.
Definição de perfis: Auditoria
Tão importante quanto conhecer o perfil do influenciador, é saber quem é sua audiência. Jaspar Eyears, CEO e fundador da Another Company recomenda “auditar os perfis mais interessantes, a fim de conhecer suas estatísticas, que vão muito além do número de seguidores: é preciso conhecer o gênero dominante, localização geográfica em que exercem influência ou idade, entre outros fatores. Existem diversas ferramentas que fornecem dados detalhados sobre o perfil dos seguidores, ajudando a escolher estrategicamente e a identificar se eles realmente conversam com o público que queremos atingir”.
Conteúdo é o ingrediente secreto
Antes de definir o perfil do influenciador, é fundamental fazer uma avaliação qualitativa do seu perfil, tom e conteúdo. É necessário verificar com quais outras marcas já trabalhou, que linguagem e estilo de postagens costuma fazer, os comentários de seus seguidores, o nível de interação, entre outros. Isso é importante porque, ao criar conteúdo relevante para esse público associado à marca, aumenta consideravelmente as chances de sucesso da campanha. Outro ponto importante: ser genuíno na hora de criar o conteúdo é essencial, portanto, garantir certa “liberdade criativa” ao influenciador assegura que a mensagem seja entregue com originalidade e atinja os objetivos de impacto da campanha.
Hashtags personalizadas
Embora a escolha pelo influenciador se deva ao tipo de conteúdo que gera e como se comunica em suas redes, é recomendável que as hashtags atribuídas pela marca sempre estejam incluídas. “A implementação de hashtags e links personalizados são importantes para segmentar a conversa e aplicar promoções que permitam obter um benefício mensurável e ativo de valor da marca, o que também cria interação-conexão-empatia com os usuários“, completa Jaspar.
Vamos combinar
O processo de marketing do influenciador começa com a busca do perfil ideal e segue com o acordo das ações a serem realizadas. Para isso, é extremamente importante que o influenciador compreenda perfeitamente o objetivo, dinâmica, bem como a missão e os valores do que vai representar para reduzir a margem de erro. Essas diretrizes devem ser estabelecidas em contrato, para que, caso o resultado não seja o ideal, se evitem surpresas, mal-entendidos ou conflitos.
Muito além do “like”
Redes sociais não são apenas “curtidas”. É importante deixar esse número de lado e entender o quão importante é o engajamento, ou seja, quanta interação esse influenciador tem com os seus seguidores. Perfis que possuem seguidores mais “ativos”, costumam aumentar o volume de seguidores das marcas. Da mesma forma, um indicador do sucesso desta aliança será dado pelo aumento das visitas à web e, no melhor dos casos, através do aumento de vendas.
Cerca de 28% das empresas consideram que o Influencer Marketing é o canal mais rápido para adquirir clientes online, deixando para trás a busca orgânica, os motores de busca e o e-mail marketing. Sem dúvida, é um forte aliado das empresas para impactar de forma mais ampla e eficaz os seus consumidores e lançar novos produtos e serviços.