ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

NRF 2020: o futuro começa a virar realidade

Artigos Especiais ABC by Artigos Especiais ABC
24/01/2020
in Artigos Especiais
0 0
NRF 2020: o futuro começa a virar realidade
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Gustavo Pipa

Depois de três dias de palestras e tours entre os expositores da NRF, pode-se dizer que a edição 2020 não apresentou nenhuma grande tecnologia disruptiva. Vimos, por outro lado, muitas das novidades anunciadas em anos anteriores enfim se consolidando. O varejo está agora pronto para a visão computacional (até pouco tempo somente a Amazon era capaz de fazer), e a Inteligência Artificial entrou de vez no jogo, tornando as vendas mais preditivas e personalizadas.
Mas o que tornou possível esse avanço? Se em 2019 deixamos a NRF com a ideia de que o dado era o novo petróleo, em 2020 a leitura do presidente do International Data Corporation (IDC) foi que os dados são como água: precisam ser limpos e tratados para que possamos usufruir deles.


E é o tratamento dos dados que tem transformado o mercado de varejo. Segundo dados mostrados na apresentação de Satya Nadella, presidente da Microsoft, 400 petabytes de dados são gerados a cada hora pelo mercado varejista. Uma vez tratados, esses dados conduzem o consumidor a uma experiência diferente, da precificação à automação da cadeia de suplly chain.


São os dados também que têm ajudado na implantação das tecnologias de self-checkout e reconhecimento facial, por exemplo. E até mesmo a diversidade oferecida pelos grandes varejistas e a aposta em novos produtos, a fim de atrair consumidores e aumentar as vendas, é fruto da profunda análise de dados. Graças a isso, lojas físicas estão se transformando em hubs estratégicos para retirada de produtos ou oferta de serviços – sem estoque. Ou seja, a integração entre o físico e o online é um caminho sem volta. E depende de um olhar atento sobre os históricos de consumo de cada cliente.


Para um olhar mais adiante, as tendências virão da China, que está cerca de 5 cinco anos à frente do mercado das Américas. Por lá, foco na personalização e na experiência facilitada pelo uso majoritário de celulares e smartwatches em pagamentos, com a criação de ecossistemas que fazem absolutamente tudo.

Ainda no tom do que era previsto desde 2019, todos os avanços tecnológicos miram melhorar a experiência do usuário. Muda o olhar sobre o cliente e, portanto, a forma de falar com ele, do atendimento ao marketing. Segundo Satya Nadella, 30% das vendas concretizadas em seu ambiente online em 2019 vieram de recomendações, daí a importância de entender e atender às expectativas de cada cliente, individualmente, para alcançar novas vendas e novos clientes.

Com a consolidação de tantas tecnologias e a especialização de funcionários, o cenário do futuro próximo tem se desenhado a partir de uma enorme eficiência operacional, com menos trabalho manual e espaços usados com inteligência. O uso de assistentes virtuais vem sendo impulsionado, e a robótica assume uma posição de destaque, por exemplo, no controle de inventários. Tudo em tempo real, respeitando o cliente e, claro, coletando dados que permitam continuar aperfeiçoando ainda mais a personalização. No alvo desse processo, chegaremos ao momento em que produtos e serviços procurarão seus clientes, e não mais os clientes precisarão ir atrás do que precisam.


Gustavo Pipa é Client Service Executive Cognizant no Brasil

Tags: Artigos Especiais

Related Posts

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide
Artigos Especiais

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

...

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade
Artigos Especiais

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

...

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

Next Post
PRAVALER investe em comunicação para impulsionar a conquista de 1 milhão de alunos até 2025

PRAVALER investe em comunicação para impulsionar a conquista de 1 milhão de alunos até 2025

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Você acredita que o aumento do limite de caracteres do Twitter descaracteriza a rede social?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X