“Incentivar o consumo consciente e divulgar o modelo ainda pouco conhecido de geração distribuída compartilhada”. Essas são metas da nova campanha de awareness da Órigo Energia, líder em Geração Distribuída (GD) de energia solar no Brasil, que reforçará ainda mais o posicionamento de liderança da empresa nesse mercado. Para lançar a campanha, foi definido um cronograma de mídia que explora, inicialmente, exposição nos estados de Minas Gerais e Pernambuco e posteriormente às demais praças na qual a empresa atua. O planejamento começa em agosto, segue até o mês de novembro e tem uma comunicação direcionada para pessoas jurídicas.
Com a nova campanha, a empresa aloca esforços de comunicação e dá mais um passo na missão de democratizar o acesso à energia solar aos consumidores e ancora as peças em uma mensagem central robusta, alinhada ao seu modelo de negócio. “A nossa comunicação mostra que existe um jeito novo de acessar a energia solar, com economia na conta de energia, sem investimento inicial e sem dor de cabeça com aquisição e instalação de placas. E isso está fácil para todos! Mude para energia renovável com a empresa mais experiente e líder no setor”, comenta a diretora de ESG e Marca da Órigo Energia, Carolina Sierra de Oliveira, destacando uma das frases que irá compor a identidade visual dos painéis.
Focada em pequenas e médias empresas, a campanha da Órigo Energia convida o público a conhecer a empresa e destaca que ela é a escolha lógica e acertada, ressaltando a facilidade de acesso à energia solar, além da economia e da sustentabilidade proporcionadas pelo modelo de negócio da companhia. A frase “É para você!” foi criada para mostrar que a energia solar é acessível, mesmo para empresas ou indivíduos, que estão em imóveis alugados ou não desejam fazer o grande investimento inicial necessário para a instalação de placas solares próprias.
O modelo de negócio da Órigo transforma a relação do cliente com sua conta de energia. Estar com a empresa pioneira e líder, que conta com uma extensa força de vendas e pós-vendas próprias, além de parceiros credenciados, é a melhor maneira de explorar esse mundo ainda pouco conhecido pelos clientes. Escolher um plano da Órigo é uma alternativa simples, sem custos iniciais e sem complicações, que gera economias reais e torna a energia renovável uma opção viável e econômica para todos, especialmente para os consumidores que valorizam a sustentabilidade e reconhecem a necessidade de mudanças no consumo.
Elementos da campanha
A campanha de mídia contará com outdoors, painéis interativos de rua (relógios digitais), rádios e mídias digitais para maximizar o alcance e o impacto da mensagem. A identidade visual será composta pelos elementos marcantes da Órigo como o Sol e as cores predominantes da marca. Além disso, serão incluídas as imagens de negócios que podem se beneficiar da economia gerada, como comércios, pequenas indústrias e o setor Agro, com as mensagens em destaque: “Energia solar sem precisar instalar nenhuma placa!” e “Com energia solar, nossos clientes já economizaram R$ 100 milhões na conta de luz”.
Três objetivos de comunicação da nova campanha da Órigo Energia
Carolina Sierra conta que a estratégia de comunicação da nova campanha está sustentada em três objetivos fundamentais que trabalham em sinergia para alcançar os resultados esperados. O primeiro objetivo é de Conhecimento ou Awareness de marca e tem como foco destacar os principais diferenciais da Órigo, convidando o público a saber mais em ambientes digitais. O segundo objetivo, Consideração, visa fornecer evidências que complementam as informações da fase de awareness, incluindo vídeos de depoimentos de clientes e parceiros, tutoriais e vídeos explicativos.
Finalmente, em Conversão, a estratégia está focada em um atendimento diferenciado e próximo, já que a empresa tem como um diferencial equipes de especialistas para acompanhar todo o processo com o cliente, por meio do contato direto e consultivo para esclarecer dúvidas sobre o modelo.
Com a campanha a empresa espera educar e atrair novos públicos, fazendo com que passem a considerar a energia solar como alternativa de geração em seus imóveis e negócios, considerando que a falta de conhecimento do modelo é um dos principais desafios para o avanço do setor. A ação fortalecerá a posição da Órigo no mercado e impulsionará sua capacidade de crescimento sustentável.