A Nokia e a Red Hat, Inc., líder global no fornecimento de soluções open source empresariais, acabam de selar uma cooperação para integração de tecnologias. Mediante o acordo, a Red Hat passa a fornecer o core tecnológico para a empresa de telefonia, por meio de suas plataformas a Red Hat OpenStack Platform e a Red Hat OpenShift. Para além disso, a parceria também abrange o desenvolvimento e migração dos serviços existentes nos sistemas da Nokia (Nokia Container Services e Nokia Cloud Infrastructure Software) para as ferramentas da Red Hat. Com a decisão, Nokia terá um ganho substancial para desenvolvimento e testagem de seu extenso portfólio de serviços
Durante esse processo de mudança, a Nokia continuará oferecendo suporte diretamente a seus clientes, enquanto a Red Hat disponibilizará à empresa desenvolvimento contínuo de seus serviços. À medida que as estratégias de nuvem do cliente evoluem, a Red Hat e a Nokia estenderão o suporte para garantir uma transição tranquila dos clientes que optarem por migrar para as plataformas da Red Hat. Além disso, algumas equipes de infraestrutura em nuvem da Nokia irão para a líder open source para fornecer evolução contínua do projeto, serviços de implantação e suporte.
Para o vice-presidente sênior de Telecomunicações, Mídia e Entretenimento & Edge da Red Hat, Darrell Jordan-Smith, a colaboração permitirá que a Nokia explore todos os potenciais da 5ªgeração de tecnologia móvel (5G). “O 5G está revolucionando a forma como as empresas e as pessoas interagem com o desenvolvimento de aplicações, serviços e casos de uso de última geração. Como parte dessa parceria, a Nokia está oferecendo nossa infraestrutura multicloud nativa em nuvem junto com suas principais aplicações de rede, permitindo que os provedores de serviços capitalizem a oportunidade 5G implementando suas redes 5G usando o Red Hat OpenStack Platform e o Red Hat OpenShift”, explica.
Conforme provedores de serviços explorem novas oportunidades com 5G, como a rede central, RAN aberta, o edge computing de acesso múltiplo (MEC), a modernização de aplicações, entre outros, há maior exigência de flexibilidade para implementação de serviços e aplicações. Isso significa que a integração e a interoperabilidade entre o ecossistema são fundamentais para o desenvolvimento de redes e a expansão do fluxo de negócios.
Em resumo, com este movimento:
A Nokia adotará a Red Hat como a principal plataforma de infraestrutura em nuvem para desenvolver, testar e entregar suas aplicações de rede core;
A Nokia continuará a oferecer suporte a suas principais aplicações de rede nas ofertas de plataforma Nokia NCS e CBIS;
As principais aplicações de rede da Nokia serão totalmente integradas ao Red Hat OpenStack Platform e ao Red Hat OpenShift a principal plataforma de aplicações de nuvem híbrida com tecnologia Kubernetes;
A Nokia certificará suas funções de rede nativa em nuvem (CNFs) e as funções de rede virtualizada (VNFs) para operar no Red Hat OpenShift e no Red Hat OpenStack Platform com opções para que o cliente implante em ofertas de infraestrutura de telecomunicações bare metal (on-premises), virtualizada e em nuvem pública, incluindo as da Amazon Web Services, Google, Microsoft e outros.
Os clientes da plataforma de infraestrutura em nuvem da Nokia terão serviço e suporte integral do ecossistema open source da Red Hat e acesso às tecnologias 4G e 5G e casos de uso transformadores da Red Hat. Ao combinar a experiência 5G da Nokia com a visão de nuvem híbrida aberta da Red Hat, empresas e telcos poderão transacionar toda sua infraestrutura e gama de aplicações para ambiente nativo de nuvem e assim se preparar para o futuro, de maneira escalável, sempre com serviços e suporte da Red Hat.