O mercado varejista é um dos pilares da economia global, abrangendo desde pequenos comerciantes até grandes redes internacionais. Impulsionado pelo comportamento do consumidor, inovações tecnológicas e tendências de consumo, o setor passa por transformações recorrentes. É assim que Pedro Albuquerque, co-fundador e Diretor de Novos Negócios da RPE – Retail Payment Ecosystem, quer abordar este nicho, através do novo podcast No Varejo, que estreia em 25 de fevereiro e ficará disponível nas principais plataformas de áudio, como Spotify, YouTube e Apple Podcast.
Focado em serviços financeiros e no impacto das novas tecnologias e meios de pagamento no varejo, ao lado de Thiago de Melo Furbino, fundador da Retail Rise e co-host da atração, Albuquerque traz um bate-papo descontraído que explora os benefícios e os desafios enfrentados pelos varejistas ao incorporar produtos financeiros nos negócios. O objetivo é discutir temas do dia a dia do varejo, com um olhar voltado para a implementação de soluções financeiras.
O podcast tem como conceito central convidar varejistas que já oferecem serviços financeiros próprios, criando um espaço para debates profundos com profissionais que atuam diretamente no setor financeiro do varejo. “A expectativa é democratizar a discussão sobre as operações de crédito, acreditando que o acesso a essas ferramentas é, de fato, uma forma de validação dos serviços financeiros. Queremos disponibilizar conteúdo acessível a varejistas de todo o Brasil, principalmente àqueles que ainda têm dúvidas sobre como fazer essa adoção de crédito em seus negócios”, explica Pedro.
Segundo dados da Tendências Consultorias, no fim de 2024, 50,1% dos domicílios estavam posicionados nas classes C, B e A. Já as classes D e E representavam 49,9% da população brasileira, sendo que as classes C, D e E têm um potencial de compra reprimido, em parte, pela falta de acesso ao crédito. De acordo com a pesquisa Mercado da Maioria, 56% das pessoas da classe C já deixaram de comprar algo por falta de crédito; nas classes D e E, este número sobe para 72%. Isso explica o vínculo entre o comprador e o varejista, uma vez que eles conseguem disponibilizar a essas pessoas operações de crédito como financiamento e empréstimo, levando a uma parceria fiel entre cliente e varejo, e o consumo exclusivo a um estabelecimento específico, deixando assim o consumidor mais leal a uma marca ou loja.
Seguindo nesta linha, uma das ideias do projeto é justamente mostrar ao pequeno e médio varejista como o crédito pode deixar de ser uma barreira operacional e se tornar uma ferramenta estratégica para aumentar a recorrência, melhorar a margem e atrair novos perfis de consumidores. “No final das contas, o que a gente quer é impactar o varejista que não explora as bonificações de crédito, a pensar estrategicamente a partir de uma nova perspectiva, mostrando como esse feito pode ampliar as vendas, fortalecer a relação com o consumidor e impulsionar a fidelização. Com soluções financeiras bem estruturadas, é possível reduzir riscos, oferecer condições acessíveis e transformar o crédito em um diferencial competitivo no varejo”, explica Pedro a respeito do foco do No Varejo.
“O projeto se propõe a ser um espaço genuíno para conversas francas e transparentes, incentivando os ouvintes a expandirem seus negócios com base nas oportunidades e desafios apresentados pelos serviços financeiros no mercado atual”, comenta Albuquerque, reiterando que o mais importante desse podcast será a proximidade com o ouvinte. “O nosso ouvinte vai escutar a realidade, os benefícios e os desafios de ter uma operação de crédito própria. Vai escutar sobre o mercado de meios de pagamento e isso vindo de próprios varejistas. É um podcast feito do varejo para o varejo”, comenta o host.
O podcast estreou no último dia 25, e terá um cronograma mensal. Para a estreia, a dupla conversou com Rafael Souza, diretor de Negócios do Vuon Card no Grupo Pereira, que destacou como o crédito e os serviços financeiros vêm impulsionando o setor, tornando as compras mais acessíveis e fortalecendo o relacionamento entre marca e cliente. Com mais de 18 anos de experiência no mercado, Souza trouxe uma visão aprofundada sobre as transformações no comportamento do consumidor e o impacto das soluções financeiras no crescimento do varejo.