por Bernardo Besouchet
Não é de hoje que o gerenciamento das redes sociais do River Plate resulta em bons indicadores para o clube argentino. Nesta última segunda-feira, 18 de março, dia em que o Departamento de Competições da Conmebol realizou o sorteio onde definiu-se a formação dos oito grupos e, consequentemente, a alocação dos 32 times classificados, o clube argentino novamente voltou a se destacar perante os concorrentes.
Com 1,4 milhões de interações em seu perfil oficial no Instagram, o River Plate atingiu quase o dobro do que o Palmeiras, clube que obteve a segunda melhor performance no dia e aproximadamente 2,5x mais do que gigante Flamengo, clube que detém 19,5 milhões de seguidores, número esse 2,3 maior do que o River Plate.
O clube argentino, inclusive, lidera e é seguido por uma fila de brasileiros que vão desde o 2º até o 8º lugar com, enfim, um clube uruguaio aparecendo: o Peñarol, cabeça de chave do grupo G com 103 mil interações.
O top 10 é formado por:

Se analisarmos quantitativamente a performance dos 10 clubes com mais interações, assim ficaria o gráfico:

É importante destacar que essa linha média no gráfico acima é constituída pela média dos 32 times quanto aos seguidores de suas contas oficiais e o engajamento que cada um dos clubes obteve no dia 18 de março, dia do sorteio.
Post com mais interações é do Flamengo
O Flamengo, apesar de ter uma performance média, abaixo pelo tamanho do seu perfil e seu número de seguidores, obteve a postagem com maior número de interações no Instagram no dia 18 de março.
O seu post, em que anuncia seu grupo com Bolívar (BOL), Millonarios (COL) e Palestino do (CHI) alcançou 513 mil interações e tornou-se o líder de interações.

O post, inclusive, conta com um recadinho do Palestino, rival na fase de grupos:

Contudo, ao analisarmos o engajamento pelos seguidores dos perfis, a situação muda um pouco: o Talleres, da Argentina, torna-se o clube com a postagem com maior engajamento entre os que tratam o sorteio da Copa Libertadores da América.
