Em 27 de julho, a vereadora Marielle Franco completaria 42 anos. Para marcar o aniversário da ativista e cobrar respostas sobre seu assassinato, que estará completando 1321 dias, a URBN Experience lançou o videocase da ação “Despertador da Justiça”, que marcou os mil dias do assassinato da vereadora. A agência também fará um “apagão” em suas redes sociais, para representar o vácuo de justiça deste caso.
A ação “Despertador da Justiça” foi feita em dezembro de 2020, junto à Anistia Internacional Brasil. Centenas de despertadores com o rosto de Marielle foram colocados em frente à Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, formando a frase “1000 Dias Sem Respostas”. Às 8h da manhã do dia 8 de dezembro, os despertadores soaram juntos numa tentativa de “despertar” a justiça e as autoridades brasileiras para resolverem o caso. A ação repercutiu na mídia brasileira e estrangeira. No digital, mais de 135 milhões de visualizações da #1000DiasSemRespostas e mais de 125 mil publicações com a hashtag da ação.
O vídeo está disponível no canal da URBN Experience no YouTube. “Nós vamos usar todas as oportunidades para falar de Marielle e cobrar respostas para este caso”, diz Júlio. “O vídeo também aborda a personalidade e as realizações de Marielle Franco, então é uma forma de homenagear a vida dela no dia do seu aniversário”, finaliza.
HISTÓRICO EM AÇÕES SOCIAIS E PARA COBRAR RESPOSTAS SOBRE O CASO MARIELLE
“Nosso trabalho é levar experiências marcantes e também usamos nossas habilidades em favor de causas nas quais acreditamos”, diz Júlio. A agência já fez três ações sobre a falta de respostas no assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes. “Vozes que Lutam” foi feita junto à Anistia Internacional Brasil em março de 2021, marcando os três anos do crime, e circulou pela cidade do Rio de Janeiro com áudios colhidos no mundo todo cobrando respostas. Em 2019, em parceria com a ONG Rio de Paz, a ação “Cela Vazia” instalou uma cela vazia em frente à Câmara Municipal do Rio de Janeiro para lembrar que, após um ano do assassinato, o caso continuava em aberto e a população sem respostas.
Projetos de cunho social estão entre as prioridades da URBN Experience. Para Júlio, as ações de brand experience são uma ferramenta importante para manter a mobilização dos grupos, já que mudanças sociais costumam levar tempo até serem concretizadas. “Conseguimos levar emoção, gerar conversas e fortalecer a conexão do público com as causas”, avalia. Outras ações sociais estão expostas nas redes sociais da agência.
SOBRE A URBN EXPERIENCE
A URBN Experience é uma agência de brand experience que conceitua e produz experiências inovadoras e memoráveis entre marcas e público. Com ações online e off-line, a URBN oferece soluções customizadas e baseadas em análise de dados e tendências para compreender os desejos de cada nicho e encantar de forma assertiva diferentes públicos.
SERVIÇO: ANIVERSÁRIO MARIELLE FRANCO
Divulgação do making of da ação “Despertador da Justiça”
Quando: a partir das 00h de 27 de julho
Onde: YouTube da URBN Experience