Anualmente é comemorado o Safer Internet Day (SID) e este ano, em sua 19.ª edição, o Dia da Internet Mais Segura será dia 8 de fevereiro com o tema “Uma Internet melhor começa com você”. A iniciativa é da rede Insafe e reúne atualmente mais de 200 países para mobilizar usuários sobre a importância de utilizar a internet de forma consciente e segura.
Por isso, para Márcio Nunes, Diretor de Tecnologia e Inovação da Valid, esta é uma data importante para dar dicas simples de como usar a rede com segurança, incluindo na rotina medidas de prevenção e para alertar sobre a necessidade de tomar mais cuidado com as informações que são compartilhadas para não cair em armadilhas do mundo virtual.
Com a mudança de hábitos neste período de pandemia, onde o isolamento social fez com que mais e mais pessoas se conectassem à internet, seja para pesquisa, assinar contratos, realizar transações bancárias ou apenas bate papos, trouxe também um aumento nos crimes cibernéticos e diversos tipos de fraudes. “Os criminosos estão sempre atentos para qualquer descuido por parte do usuário para tentar aplicar golpes e é necessário ficar sempre em alerta”, comenta.
Nunes destaca algumas medidas preventivas que podem ajudar e muito a não cair em fraudes no meio virtual, entre elas estão a utilização de senhas chamadas fortes que incluem o uso de caracteres alfanuméricas, letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, por exemplo. Ativar autenticação de duplo fator (2FN), sempre que possível, protege o usuário. Além disso, realizar manutenção periódica no seu computador, tendo backup de dados importantes em outro local, não baixar e nem abrir aplicativos ou arquivos de desconhecidos que podem ser maliciosos e muita atenção ao abrir seus e-mails.
Outra dica importante é manter um bom antivírus no seu computador e fazer as atualizações para que possa detectar novos malwares, ataques de hacker, entre outros. Nunes ainda ressalta que tão ou mais importante e necessário é usar sempre um certificado digital padrão ICP-Brasil para garantir a segurança digital já que utiliza modernos protocolos de segurança e criptografia, garantindo agilidade, comodidade e segurança ao usuário.
Uma prática que vem sendo muito usada no e-commerce e que vem crescendo a cada ano é o “Phishing”, um golpe no qual os fraudadores simulam sites de compras e, por meio de e-mail lança iscas, por isso phishing -, enviam ofertas imperdíveis que visam roubar dados pessoais ou financeiros dos consumidores. Para diminuir ou evitar situações de fraude e perdas financeiras, é importante que os lojistas tenham sistemas de monitoramento de tráfego e firewall gerenciado, porém é fundamental um certificado SSL/TLS na página para se identificarem e ajudar seus usuários a se protegerem de possíveis ataques.
O certificado SSL/TLS é um arquivo no protocolo de comunicação que permite a criptografia para proteger os dados trafegados da interferência de hackers. As informações que estão trafegando entre o servidor da loja e o dispositivo do consumidor ficam ”embaralhados”, garantindo a segurança aos internautas para vendas mais efetivas.
Para os consumidores, a dica é checar alguns pontos que podem garantir que estão navegando em um ambiente confiável para realizar suas compras. Primeiro, observe a barra de endereço do site e cheque se há a letra “S” depois da sigla HTTP – deve aparecer https:// - e um cadeado fechado no canto esquerdo do navegador. Esse é um indicativo que existe um certificado SSL/TLS ativo.
Então, é só clicar no cadeado na barra de endereços de seu navegador e examinar se o domínio protegido é o mesmo da empresa que você quer realizar uma compra. ”Em alguns casos, os hackers colocam um certificado SSL/TLS na página com o domínio diferente, ou seja, é falso. Desconfie de nomes parecidos, mas que não são iguais ao nome da loja que você deseja comprar”, recomenda Nunes.