Para evitar a falta de seus produtos nos mais distintos pontos de vendas espalhados pelo Brasil, a Nestlé mantém com seus parceiros comerciais a operação da plataforma SISO (acrônimo para Sell In e Sell Out), que utiliza inteligência artificial, automação e ciência de dados para otimizar o gerenciamento de inventário. A ferramenta tem como benefício a redução do desabastecimento das lojas e melhora a colaboração da Nestlé com o varejo. Desde a implementação da ferramenta, a Companhia conseguiu reduzir em 35% a ruptura do estoque de seus clientes comerciais.
A plataforma SISO é baseada em co-gestão de inventário, integrando informações entre a Companhia e seus clientes, segundo normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). O sistema ainda projeta diariamente a venda futura dos clientes varejistas no nível granular de produto e faz o cruzamento dos dados com a mensuração dos estoques e centros de distribuição em tempo próximo ao real. “A ferramenta SISO é muito eficiente. A partir da análise preditiva que faz, é gerada uma recomendação de pedido alinhado com a política de estoque do cliente, além de sugerir a redistribuição de produtos para as lojas de forma automatizada e eficiente. Isso reflete diretamente na experiência do consumidor, que dificilmente encontrará gôndolas de produtos Nestlé vazias. Hoje, a ferramenta consegue identificar de modo automático mais de 90% das causas raízes das rupturas”, explica Patrick Faget, diretor de Customer Supply Chain da Nestlé Brasil.
Desde a criação do sistema comandada pelo time de DataLab – laboratório próprio de dados da Nestlé especializado em desenvolver soluções baseadas em data analytics, a Companhia viu um incremento de 1,5% nas vendas para o varejo, aumentando a eficiência operacional.
“O compartilhamento de dados com a solução tecnológica desenvolvida pela Nestlé maximiza a experiência em loja e ajuda os nossos clientes a venderem mais sem necessariamente aumentarem os seus estoques. Acreditamos que este é o futuro”, diz Patrick.
A plataforma SISO foi vencedora do recente Prêmio Automação 2024 da GS1 Brasil, na Categoria Aplicação de Mercado. Além disso, o projeto foi importante para que a Nestlé conquistasse duas premiações promovidas pela Advantage Group Survey (AGS), o Prêmio Melhor Fornecedor do Varejo 2024 e Prêmio Melhor Fornecedor de Alimentos do Varejo 2023 e 2024.