Quando NESCAFÉ® Dolce Gusto foi lançada no Brasil, em 2009, as cápsulas comercializadas no país eram importadas da Europa e com pouca variedade de sabores. Alguns anos depois, em 2014, foi inaugurada em Montes Claros (MG), a primeira e única fábrica de cápsulas da América, tornando-se o polo de exportação da marca na América Latina. Além disso, o espaço fabril é o primeiro da Nestlé a receber a certificação Triple Zero, o que significa que não utiliza água da natureza, não envia resíduos para aterros e 100% das emissões dos gases do efeito estufa remanescente da operação, são neutralizados.
Em 2018 foi lançado o Mochaccino Canela, primeiro sabor desenvolvido no Brasil, que até hoje é um dos queridinhos da marca. A partir de então, NESCAFÉ® Dolce Gusto vem trilhando um caminho de destaque no desenvolvimento de receitas inovadoras, responsáveis pelo crescimento de duplo dígito da área, em 2023. Nesse mesmo ano, 100% dos lançamentos foram sabores desenvolvidos no país.
A variedade de sabores é fruto de um projeto de inovação exclusivo da Nestlé Brasil, formado por um grupo de especialistas que trabalham proativamente no desenvolvimento de novas receitas. Por meio de análises de tendências de consumo e aproximação com o consumidor com pesquisas e interações nas redes sociais, o time conhece os desejos dos clientes e identifica oportunidades para o desenvolvimento de produtos. Por conta da avançada tecnologia utilizada na fábrica de Montes Claros, NESCAFÉ® Dolce Gusto tem a possibilidade de trabalhar com diferentes ondas de lançamento de produtos no Brasil, colecionando números expressivos nessa trajetória.
“Estamos celebrando o aniversário de NESCAFÉ® Dolce Gusto desde o começo do ano com lançamentos, promoções e ativações no nosso e-commerce. Só em 2024, já lançamos o Pingado, Espresso Cerrado Mineiro, Cappuccino Netflix sabor Caramelo Salgado, segunda temporada da collab em parceria com a empresa de streaming, Cappuccino Moça Sabor Brigadeiro, além da grande novidade, Dolce Gusto KitKat, uma das collabs mais pedidas pelos consumidores. Além disso, teremos mais novidades até o final do ano”, comenta Tiago Buischi, Diretor de Marketing de Cafés Nestlé.
As cápsulas da marca são comercializadas em pontos de venda em todo país e no e-commerce https://www.nescafe-dolcegusto.com.br/. O site, além de oferecer o portfólio completo de NESCAFÉ Dolce Gusto, disponibiliza o sistema DGusta, uma caixa de seleção customizável, que possibilita ao usuário escolher 50 ou 100 cápsulas, misturando diversos sabores. Esse benefício, exclusivo do Brasil, permite a experimentação de novas bebidas e convida o consumidor a explorar diferentes sensações.
O e-commerce também oferece o NESCAFÉ Dolce Gusto Club, programa de fidelidade que acumula pontos que podem ser trocados por prêmios exclusivos, além de xícaras, canecas e lixeira.
Sustentabilidade
Além do investimento para a criação de produtos, a marca segue ampliando iniciativas de sustentabilidade em toda a cadeia produtiva, desde as operações na fábrica, até o descarte das embalagens. A unidade fabril de Montes Claros, foi construída, estrategicamente, ao lado da unidade de Leite Moça, que fornece 100% da água utilizada na planta de NESCAFÉ® Dolce Gusto, por meio de uma iniciativa inovadora, na qual a água extraída do processo de produção do leite condensado é tratada e direcionada para consumo e utilização no local. Além disso, a Nestlé mantém uma floresta na cidade de Mirabela (MG), com árvores que representam um estoque de carbono de cerca de 290.000 toneladas de CO², que são responsáveis por fornecer a biomassa utilizada na caldeira da fábrica.
Em linha com o compromisso da Nestlé Brasil de reduzir 1/3 do plástico de suas embalagens até 2025, desde o passado, as cápsulas de NESCAFÉ® Dolce Gusto produzidas em Montes Claros (MG), são comercializadas com uma redução de 20% de plástico virgem em sua composição. Essa iniciativa representa uma diminuição de 315 toneladas de plástico por ano na produção das cápsulas.
A marca também possui um centro exclusivo para reciclagem de cápsulas na cidade de Osasco (SP) e parcerias com ONGs e empresas responsáveis pela destinação correta de todos os materiais que passam pelo processo de reciclagem, neutralizando os impactos no meio ambiente. Para incentivar esse hábito, NESCAFÉ Dolce Gusto tem mais de 300 pontos de coleta distribuídos por estados do Brasil.
Não obstante, desde junho, lojas da rede varejista OXXO em São Paulo, tornaram-se pontos de coleta de cápsulas, facilitando o acesso dos clientes e amplificando as mensagens sobre a importância da reciclagem.