A pandemia, como abordamos na matéria de capa desta edição, trouxe mudanças significativas em todas as áreas, especialmente nos negócios. Muitas empresas tiveram que refazer planejamentos e colocar em ação novas práticas, muitas delas em caráter de urgência. A revista e portal Negócios em Movimento não ficou de fora; também acelerou suas ações para uma maior presença no universo das mídias digitais.
Há mais de 10 anos em circulação ininterrupta no ABC, o modelo de negócio do veículo é calcado na cooperação com os parceiros comerciais, o que viabilizou a distribuição gratuita da revista impressa, em estabelecimentos e instituições empresariais da região.
O cenário desafiador da pandemia fez com que a direção da revista adiantasse passos e executasse, em pouco mais de 40 dias, um planejamento estratégico de adaptação a uma nova modalidade de publicação, o que redundou nesta edição da Negócios em Movimento, a primeira do título virtual e interativa. Na prática, isto significa que as histórias contadas nesta edição têm alcance ilimitado pelos meios digitais.
A 107ª da Negócios em Movimento inaugura uma nova era das publicações no ABC, pois é a primeira revista 100% digital e interativa da região que comporta o 4º mercado consumidor do país.
Há mais: a interatividade colocada em prática permite uma nova experiência ao leitor, mais confortável e moderna, que amplia consideravelmente as possibilidades para o consumo das informações, pois permite uma ligação contínua com o mundo virtual, o que complementa o que é feito por meio do portal www.negociosemmovimento.com.br.
Ao longo de todas as páginas existem conteúdos interativos, que ao serem acionados, por meio de hiperlinks, direcionam o leitor para outras páginas na internet. A interatividade vale tanto para os conteúdos jornalísticos, quanto para os espaços dedicados aos parceiros da revista.
O publisher da Negócios em Movimento, Carlos Balladas, detalha as novidades. “Transformar o título em uma publicação digital e interativa era um desejo que já estava sendo ‘gestado’. Por conta da pandemia tivemos que adiantar algumas etapas do nosso planejamento, o que exigiu uma rápida adaptação dos nossos colaboradores e processos. Os nossos testes mostram a assertividade de todas as inovações do produto editorial reformulado”, conta.
Um arquivo em formato pdf da edição foi enviado a 12 mil celulares, por meio da plataforma Whatsapp, de empresários e executivos da região do ABC.
Além disso, ferramentas como vídeos, áudios, galerias de fotos, entre outras funcionalidades, que são inovadoras ao serem incluídas, todas juntas, em um único produto jornalístico – é uma iniciativa inédita entre os veículos do ABC, conforme adianta Balladas. “Este é mais um passo para tornar a Negócios em Movimento um veículo multimídia. A equipe de reportagem já está planejando a próxima edição com reportagens que usarão todas as possibilidades que o formato permite”, finaliza.