O Jogada do Marketing esteve hoje, dia 20, na sede do Twitter Brasil de São Paulo para cobrir o anúncio da parceria entre a rede social e a liga nacional de basquete, a NBB. Pelo acordo, o Twitter transmitirá, ao vivo e gratuitamente, 17 partidas da competição ao longo da temporada 2017/18 para todo o planeta.
Esta será a primeira vez que um esporte brasileiro será transmitido na plataforma de forma mundial. Vale ressaltar que Twitter e NBB já têm acordo firmado de longa em outros aspectos, como por exemplo na criação de emiojis especiais para as finais da última temporada da NBB.

O Twitter começou a investir nos últimos anos em transmissões de diversos esportes, e nesse tempo já chegou a exibir para os seus usuários partidas da NFL (futebol americano), MLB (beisebol), PGA Tour (golfe), Wimbledon (tênis), NLL (lacrosse – masculino e feminino) e a WNBA (basquete feminino).
De acordo com o diretor de parcerias de esportes do Twitter, Pitter Rodriguez, cada esporte tem seu nicho de público, mas que todos têm resultados satisfatórios apresentados. Só em 2016 foram 217 milhões de tweets sobre esportes.
Foram aproximadamente 600 horas de transmissão da NFL na última temporada e o Twitter atingiu expressivos números de audiência. Foram mais de 300 mil live viwers, ou seja, a audiência durante a transmissão.

Ainda segundo Pitter, o futebol é o esporte mais comentado no Twitter no Brasil. “É uma possibilidade. Os números de engajamento e aceitação do público são importantes, mas não é o foco principal de estudo. Por exemplo, nós transmitimos partidas de lacrosse feminino. O público alvo é muito específico, mas existe”, afirmou Pitter quando questionado sobre a possibilidade de o Twitter eventualmente transmitir partidas de futebol.
Para o presidente da NBB, João Fernando Rossi, a parceria será mais uma forma de proporcionar ao fã da liga uma experiência única. “Desde sua criação, a Liga sempre se preocupou em proporcionar as melhores experiências aos fãs. Para nós, é um orgulho muito grande poder se unir ao Twitter nessa parceria inédita no país”, relatou.
Os atletas também estão comemorando a parceria. O ala-armador do Pinheiros, o americano Desmond Holloway, disse que agora sua família e seus amigos conseguirão assistir seus jogos. Em entrevista exclusiva ao Jogada do Marketing o jogador contou que a maior diferença entre o basquete americano e brasileiro é o estilo de jogo. “Aqui (no Brasil) é mais técnico e lá (nos EUA) é mais físico, um contra um”, relatou.

Holloway é natural de Indianapolis, em Indiana. Por lá seus amigos têm dificuldade em acompanhar seus jogos, mas com as transmissões da NBB através do Twiter, isso deve mudar. “Agora é só mandar o link que eles abrem e me assistem jogar”, contou o atleta.
As partidas da NBB começam a ser transmitidas no dia 10 de novembro, a partir das 20h10, com o confronto entre Franca e Paulistano. Para acompanhar não é preciso ser usuário do Twitter, e as partidas serão transmitidas globalmente. Serão 17 transmissões na temporada, sempre às sextas-feiras.