Em 2019 escrevi um texto sobre protagonismo com toda a pompa e circunstância da palavra da moda. Mas, cara, percebo que ao longo do tempo a palavra foi se desgastando a ponto de perder totalmente o sentido, virando quase um sinônimo para influenciador social. Autonomia, senso de responsabilidade, atuação decisiva e engajamento, que citei no meu artigo, foram claramente substituídos por closes e likes.
Nos últimos tempos descobri que não dá para centrar a valorização nas pessoas comunicativas e expressivas, sendo que uma galera super relevante é deixada de fora, só por que eles não estão sempre no highlight.
Nem sempre as pessoas precisam chamar a atenção para sí, para desempenhar seu papel com excelência. E, muito menos temos que valorizar quem se destaca mais na oratória e muitas vezes fala pra ouvir a própria voz.
Criatividade, originalidade e iniciativa, que ocupam a 5ª colocação no “Top 10 Skills de 2025” do Fórum Econômico Mundial, são características claras de pessoas relevantes, que podem não ser necessariamente pessoas extrovertidas e comunicativas.
Olhar com carinho para as pessoas relevantes que estão a sua volta, ou que fazem parte do seu time, independente se elas falam mais sobre elas ou não, faz toda a diferença na construção de uma sociedade e/ou empresa transformadora.