Profissional coordena o Programa Mestre em Diversidade Inclusiva (MDI) na um.a, agência de live marketing que atende a uma carteira de grandes clientes no país
Samanta Lopes sabia, desde pequena, que deveria criar o próprio caminho. Mulher, negra e periférica, sofreu com agressões devido a sua cor de pele, ao cabelo crespo e justamente por não aceitar que as pessoas a limitassem em sua trajetória pessoal e profissional. A cada não que ouvia, tinha mais forças para seguir em frente.
“Minha família tem várias pessoas que nunca tiveram carteira assinada e isso sempre me inspirou. Poder escolher o melhor caminho para usar o meu potencial sempre me moveu.”
A luta é diária, mas hoje ela pode se orgulhar das duas graduações, das especializações realizadas e da carreira que construiu. Desde 2019, é coordenadora do Programa Mestre em Diversidade Inclusiva (MDI) na um.a, agência de live marketing que atende clientes do porte como: Allergan, Anbima, Atento, B3, BMG, Bristol-Myers Squibb, Carrefour, Corteva, Fenasaúde, iFood, InterFarma, MAPFRE, Mondelez, MSD, KWS, SBT e Tigre.
Sua missão? Justamente levar a inclusão a essas grandes corporações, por meio da educação.
“Não é fácil. Todos os dias preciso justificar minhas habilidades. No entanto, a alegria de ver pessoas que às vezes nunca ligaram um computador criarem a própria página de negócios é muito enriquecedora. Uma pessoa jovem que percebe ser capaz de criar uma experiência digital como um podcast é algo impagável.”
Sua trajetória profissional reflete essa preocupação. Desde cedo atuou no ambiente corporativo em diferentes segmentos: seguros, joalheria, gestão de vendas, coordenação, treinamentos, etc. Em 2014, contudo, resolveu dar uma guinada na carreira. Passou por um coach de carreira e resgatou o sonho de atuar com educação.
Mas não foi para aquele modelo padronizado de aprendizado. Quis buscar outras formas de facilitar a aprendizagem das pessoas e chegou à área de Letramento Digital. Conseguiu certificações de diversas empresas digitais, como Microsoft e Google, e passou a trabalhar com inclusão digital. Chegou à um.a em 2019. Com ela, a agência fortaleceu suas ações em rede e de inclusão das pessoas.
Aos 48 anos, mãe de dois filhos, Samanta Lopes compartilha o amor pelo digital e pela cultura geek com eles. É fã de sagas como a animação Cavaleiros do Zodíaco, joga Pokémon Go com a família e reconhece a grande rede de apoio que lhe permitiu crescer mesmo com tantas barreiras impostas ao longo da vida.
“Estar rodeada de pessoas que acreditam em você é fundamental para avançar com menos atritos e com mais realizações. Fui várias vezes vitimada pelo racismo, pelo machismo e por outros “ismos“, sendo postergada em promoções, mesmo com excelentes avaliações de desempenho. Não é apenas o esforço de estar pronta, mas um conjunto de ações aliadas a muita persistência e resiliência”, conclui.