Mudança no perfil do consumidor cria oportunidades para empresas

Soluções que propõem formatos econômicos de fazer negócio revolucionam modelo comercial

85

Nos últimos anos a economia brasileira passou de um momento de prosperidade para um mergulho na atual crise econômica, que no momento registra sinais sutis de retomada. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ano de 2016 teve o pior resultado já registrado, tendo um encolhimento de 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Em contrapartida, até 2010 o histórico era de alta, com 7,5% de crescimento.

A partir do declínio do cenário econômico, a população foi obrigada a efetuar mudanças na rotina e nos hábitos, buscando por serviços e produtos mais baratos, adequando o orçamento à realidade atual.

Existem alternativas

Com a crise financeira e a mudança no perfil do consumidor, leilões digitais aparecem como alternativas em todos os setores, inclusive o imobiliário, que antes contava com um público composto, em sua maioria, por investidores. Atualmente, é uma opção para os mais diversos perfis. “Ao longo dos nossos 30 anos, notamos que o público mudou. Grande parte dos nossos clientes encontrou, por meio dos leilões virtuais, uma nova forma para comprar a casa própria por um valor acessível”, explica André Zukerman, diretor da Zukerman Leilões, empresa especializada na realização de leilões judiciais e extrajudiciais de ativos, principalmente imóveis.

O executivo ressalta que é possível adquirir bens por um valor até 60% menor que o de avaliação, fato que atraía investidores e que hoje conquista consumidores em busca de um primeiro imóvel.

Produtos consumíveis também possuem grande impacto na vida da população e artifícios inovadores são essenciais para fazer a roda da economia girar. “Diariamente, milhares de itens são descartados das prateleiras dos mercados devido ao prazo de validade. Evitar o desperdício, seja de tempo, dinheiro e outros recursos é o foco da nossa plataforma, que vai ao encontro a uma tendência mundial sustentável”, afirma Paulo Teixeira, fundador do NDays, e-commerce que faz o intermédio entre comerciantes que vendem produtos próximos à data de validade e consumidores que buscam por itens para consumo imediato.

Soluções voltadas para empresas também fazem sucesso

Com dois anos de atividade, a InstaCarro, startup especializada em vendas de carros usados para lojistas, utiliza o formato de leilão para tornar a venda mais dinâmica. Ao possibilitar negócios rápidos, seguros e transparentes, a empresa atrai pessoas que desejam vender seus veículos. A companhia faz a inspeção em um dos pontos disponíveis e o automóvel é anunciado na plataforma. Em seguida, há o leilão entre lojistas de seminovos e usados. Assim, é possível garantir um negócio eficiente e justo, já que a startup recebe diversas ofertas em um curto espaço de tempo.

É notável que cada vez mais empresas compreendam a importância da centralização do consumidor. Ser capaz de desenvolver soluções diferenciadas, que entregam benefícios aos clientes, é inovar e, consequentemente, garantir a perenidade e o sucesso dos negócios.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Informe sue nome