Olá pessoal do Abc da Comunicação, tudo bem?
Aqui quem fala é o Ygor Magri, Analista de SEO da agência INSIGHT Comunicação Digital.
No blog de hoje, venho ajudar você que ainda não se informou quanto a nova mudança de algoritmo anunciada pelo Google. Esse update foi muito repercutido após John Mueller, um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento dos algoritmos do Google, compartilhar está informação em seu perfil do Twitter.
Ok Ygor, mas o Google não atualiza diariamente ?
Sim! A maior parte dos algoritmos de pesquisa recebem updates diários, porém alguns merecem um destaque maior por serem mais significativos do que outros.
Tendo isso em mente, vamos ao update anunciado pelo Google que já está em vigor neste mês de julho.
De fato o que você, profissional de SEO, deve se atentar em seus projetos, é a velocidade do site. O Google já vinha, desde 2010, anunciando mudanças no comportamento de seu algoritmo valorizando sites com bom carregamento, porém, só para desktop.
Já com o novo update, o Google vai levar em consideração o carregamento desktop e, principalmente, o carregamento das versões mobile de seus projetos, seguindo a tendência de Mobile First. Resumindo, o Google vai focar na velocidade de seus sites para dispositivos móveis então foque nisso!
Ok, mas não tenho ainda uma versão mobile?
Agora você não pode mais adiar essa mudança, não basta mais ter um site para desktop, agora é necessário ter um site mobile que responda bem nos quesitos de velocidade, UX, e um bom settup de SEO.
Ygor, resuma o que posso fazer para ter um melhor desempenho de ranqueamento com essa nova mudança
It’s show time my friend, de forma resumida o melhor caminho para aproveitar esse update do Google é focar no desempenho de seu site para os dispositivos móveis. Use e abuse do Page Speed Insights, trabalhe lado a lado com sua equipe de desenvolvimento para que eles foquem bastante no melhor desempenho de seus projetos. E por último sempre se mantenha antenado quanto às mudanças de SEO.
Sem mais o que dizer me vejo sem alternativas e tenho que encerrar esse post! Obrigado por ler até o final este material pobre de memes, funk ou Neymar caindo.
Abraços,
Ygor Magri – Insight Comunicação Digital