A startup espanhola, até agora conhecida como Mr Jeff, já anunciou em junho deste ano a evolução de seu modelo de negócios mundial para se tornar um aplicativo de super serviço com o qual facilitar a vida das pessoas. Além do serviço de lavanderia e limpeza delicada em casa, oferece a seus usuários novos serviços – beleza e condicionamento físico – para facilitar a vida das pessoas. Essas novas verticais, que ajudam a consolidar sua posição de liderança, levaram a um redesenho da imagem corporativa da empresa.
Essa evolução também traz uma mudança em seu nome corporativo, que passa a ser Jeff, além de uma modificação na identidade visual que foi trabalhada pela empresa de consultoria Grávita. Assim, foi realizado um trabalho de criação de uma estratégia de crescimento que lhes permitisse capitalizar e manter a liderança na categoria de lavanderia e lavagem a seco e oferecer uma plataforma de crescimento, conectando novas categorias de maneira natural e orgânica. “Além de definir a marca Jeff, a estratégia de crescimento e o sistema de design, a consultoria foi além, ajudando-nos a ajustar nossa visão, missão e propósito”, explica Aaron Rodriguez, CMO da Jeff.
Um redesenho visual corporativo para uma mudança no modelo de negócios
O trabalho de Grávita foi baseado na definição de uma nova arquitetura de marca, criando a família Jeff e um ecossistema de marcas especializadas. Família onde cada vertical compete como especialista, com um discurso conectado e um sistema de design comum que lhes permite ter o espaço necessário para personalizar a mensagem e adotar os códigos de cada categoria. Da mesma forma, o processo incluiu uma análise exaustiva do planejamento de longo prazo previsto por Jeff e das diferentes categorias em que ele competirá, com o objetivo de ter uma arquitetura com a qual desenvolver uma experiência comum entre as verticais.
“A boa boa vida” será o slogan e a espinha dorsal da marca, que visa oferecer aos usuários vários serviços em um único clique e, assim, ter um estilo de vida mais simples e diferente. Beauty Jeff, um salão de beleza: “A beleza a apenas um clique de distância”, e Fit Jeff, atividades direcionadas para pequenos grupos, foram as primeiras verticais a ingressar na família Jeff. O resultado em termos de design é um sistema visual completamente novo que combina fontes e cores diferentes, transferindo a experiência Jeff para cada uma das verticais de maneira criativa e profissional.
O sistema visual é composto por 4 elementos principais: o novo logotipo, o sistema visual de grade dinâmica, o design iconográfico e de movimento e o tom da voz. “Jeff é o resultado de um grande processo estratégico. Tudo está bem planejado para comunicar nossa nova imagem de marca e as diferentes verticais de maneira autêntica e adequada para clientes e franqueados”, diz Rodríguez. Essa alteração será visível nos próximos dias no aplicativo e, gradualmente, nos pontos físicos.
Criada em 2015 por Eloi Gómez, Adrián Lorenzo e Rubén Muñoz, a Jeff começou como uma plataforma de lavanderia e limpeza delicada em casa, mas atualmente está em um processo de expansão em que, além do serviço de lavanderia, o serviço de cabeleireiro e tratamentos de beleza que podem ser solicitados através de seu site e aplicativo e aos quais em breve será adicionado o serviço de condicionamento físico. “Somos a primeira plataforma que promove a boa vida, que você só pode ter quando vive fazendo o que gosta, sem preocupações, tendo tempo para si mesmo, aproveitando o dia a dia de uma maneira diferente e tudo isso em um clique”, conclui Eloi Gómez, CEO e cofundador da Jeff.