No mês da prevenção ao suicídio, dando continuidade à sua missão de conscientizar sobre a depressão, o Movimento Falar Inspira Vida lança a campanha “Jornada do Acolhimento – Inspirando o cuidado com a depressão”. A ação traz como principal ferramenta educativa um jogo online que aborda os desafios que fazem parte da realidade de 12 milhões de brasileiros. Acesse para jogar: https://www.falarinspiravida.com.br/setembro-amarelo-2021/
O game pretende estimular a busca por ajuda médica e a empatia, por meio de uma linguagem lúdica, aproximando o tema da realidade de cada indivíduo. Para tornar a experiência ainda mais imersiva, uma ilha interativa está instalada na Estação Paulista – Linha 4-Amarela de metrô em São Paulo, onde o público é convidado a derrubar estigmas e aprender mais sobre a importância do acolhimento e da orientação para pessoas com depressão e ideação suicida. A ação utiliza tecnologia por sensores sem contato físico, que captam movimentos, oferecendo segurança aos participantes. Vale destacar também que a estação está ambientada com a identidade visual do jogo e suas mensagens, e haverá a distribuição gratuita de cerca de 40 mil exemplares do Guia Depressão: como acolher no ambiente de trabalho (disponível aqui), nas linhas1-Azul, 2-Vermelha, 3-Verde 4Amarela e 5-Lilás.
“Esse ano o Falar Inspira Vida pretende ir além. Queremos ser um agente que não apenas conscientiza, mas também disponibiliza instrumentos para ajudar na mudança de comportamento de pacientes frente a depressão”, explica Fábio Lawson, psiquiatra e Diretor Médico da Janssen.
O Movimento optou por transmitir as mensagens sobre a depressão e os cuidados que a sociedade deve ter com as pessoas que sofrem com a doença por meio do jogo online, porque acredita que a tecnologia é uma grande aliada na rápida disseminação de informações, além de fazer parte do dia a dia de todos. “O jogo é uma forma lúdica de falar sobre um tema bastante delicado, ajudando o entendimento e impactando um número maior de pessoas”, destaca Karen Scavacini, CEO do Instituto Vita Alere.
