A Monks, do grupo S4 Capital, é a nova agência da Kings League no Brasil, uma competição esportiva que tem chamado a atenção em países europeus e na América Latina. Criada pelo ex-atleta Gerard Piqué, a Kings League é um fenômeno global no futebol de 7 jogadores, com equipes lideradas por renomados streamers e criadores de conteúdo. A parceria com a Monks tem como objetivo expandir a presença da liga no país e engajar o público brasileiro em um novo formato de futebol. Com um profundo conhecimento das dinâmicas culturais e expertise em amplificar o alcance orgânico e estabelecer conexões eficazes, a Monks pretende tornar o campeonato ainda mais relevante, estabelecendo relações autênticas com os fãs brasileiros.
Marina Pires, Managing Director da Monks, celebra a parceria: “A chegada da Kings League ao nosso portfólio é daquelas conexões que fazem todo sentido. Na Monks, a gente vive cultura pop, entende o comportamento dos fãs e acredita que comunidades são a forma mais legítima e poderosa de amplificar marcas. A Kings League é isso tudo desde o dia um — um fenômeno cultural que já nasceu com uma torcida vibrante, engajada e parte ativa da narrativa. Estamos empolgados em somar nossa criatividade a esse movimento.”
A parceria entre a Kings League e a Monks foi estabelecida com foco na expertise da agência em compreender as dinâmicas das comunidades e ampliar o alcance orgânico. Esses pontos foram considerados cruciais para a construção de uma presença sólida no Brasil, com o objetivo de tornar o campeonato não apenas relevante, mas também empolgante para o público brasileiro. A Monks tem o papel de garantir uma entrada impactante e duradoura da liga no país, conquistando a atenção e o engajamento dos fãs locais.
O perfil do fã brasileiro foi estudado na pesquisa “A Era dos Fandoms”, realizada pela Monks em parceria com o instituto de estudos culturais e comportamentais Floatvibes, que revelou que 38% das pessoas no Brasil se enxergam como fãs de algum objeto de devoção (seja um artista pop, série, time de futebol, etc.). O estudo mostra que o esporte é a segunda vertical com o maior envolvimento dos fãs, atrás apenas da música. Além disso, o futebol é o tema favorito do fã “Devoto” que, segundo a pesquisa, é um fã movido por paixão e tem um hiperfoco intenso no artista que admira. Ele investe tempo na manutenção do fandom e, acima de tudo, dinheiro para consumir tudo relacionado ao universo que ama.
Nesse contexto, a Kings League busca uma estratégia especializada para se conectar com as legiões de fãs brasileiros, e a Monks se apresenta como a aposta ideal para esse desafio.