A indústria global de influência digital chegou a US $16,4 bilhões em 2022. No Brasil, este mercado é o maior do mundo, com mais de 150 milhões de usuários nas redes sociais. Mais de 43% dos brasileiros já realizaram uma compra por influência de uma celebridade ou influenciador digital. Com o objetivo de ampliar a atuação e impacto neste mercado, a Moneri, plataforma completa de gestão de vendas sociais, é a primeira oferta de crowdfunding da SMU Investimentos em 2023, buscando captar R$1,5 milhão para melhorar a experiência dos usuários e oferecer mais funcionalidades, tanto para empresas quanto para os influenciadores. Em 2022 foram processadas mais de 20 milhões de vendas pela plataforma.
Fundada em 2019 por Paulo Stohler, Gabriel Bozano e Marcos Batista, a Moneri nasceu como um produto white label especializado em cashback, tendo como principais clientes empresas de CRM que estavam implementando essa plataforma dentro de shopping e lojas físicas. Com a pandemia e o isolamento social todos os shoppings e lojas fecharam. Diante deste cenário crítico, a startup precisou se reinventar e encontrou uma oportunidade no segmento de vendas sociais. Por meio de uma plataforma destinada a organizar e escalar o processo de Social Selling, marcas e influenciadores conseguem se conectar e gerenciar vendas, comissões, fidelização, entre outros.
Na prática, a plataforma rastreia a venda dos influencers, administram as comissões, além de proporcionarem programas de fidelidade com cashback e cupons. Hoje atuam na gestão de times de influência de marcas como Lebiscuit, Mr.cat, Sacada, Ohboy, Wöllner, CCM, Via Mia entre outras 50. São mais de 50.000 consultores digitais, promovendo e interagindo com os produtos e marcas dos clientes.
O diferencial, entre outras soluções disponíveis, é priorizar a gestão do relacionamento dos influencers com as marcas parceiras, acompanhando efetivamente todas as movimentações nos e-commerces, gerando vendas diretas e monetizando toda a cadeia de valor. Para os influenciadores, disponibilizam uma plataforma fácil de usar para rastrear suas vendas e resgatar facilmente suas comissões. “Nosso propósito é ser o canal definitivo de acesso de varejistas à Creator Economy e a única plataforma que os influenciadores precisarão ter para gerenciar suas campanhas e seus ganhos. Plataformas hoje que dizem oferecer social selling oferecem basicamente formas de divulgação da marca nas mídias sociais para o varejista. O que fazemos é uma verdadeira ponte entre influenciadores reais e empresas reais, que juntos conseguem impactar positivamente os consumidores, qualificar e gerar vendas reais e conscientes”, afirma Paulo Stohler, CEO da Moneri.