Por Ricardo Monteiro
Com
a chegada do final de ano,
entramos no momento mais propício para compras, em que o varejo tem suas
vendas impulsionadas pela Black Friday, Natal e liquidações
pós-festas. Um levantamento da Ebit/Nielsen apontou que o e-commerce no
Brasil cresceu 13,5% no final de 2018, faturando R$9,9 bilhões.
As
vendas em lojas físicas também não ficaram para trás, contando com um
avanço de 5,5% em 2018, em comparação com o Natal de
2017, segundo dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping
(Alshop). Para se destacar nas vendas desse período, entretanto, é
preciso que as marcas se atentem ao planejamento da estratégia de
marketing.
Montar
um plano de marketing requer alguns cuidados, e o ponto fundamental é
considerar a análise preditiva de ROI, que consiste
em agregar business intelligence e Big Data para fazer um prognóstico.
Embasar-se em dados de campanhas anteriores usando métricas online
para avaliar resultados de offline, permite criar uma estratégia mais
forte e facilita o planejamento. Os modelos de atribuição de TV
para online por exemplo demonstraram interesse exponencialmente
crescente em 2019.
Conquistando consumidores com táticas novas
Nesse
cenário, um caminho para práticas de relevância é o moment marketing,
ferramenta criada a partir de Inteligência
Artificial que conecta os universos online e offline (TV e rádio). Esse
tipo de solução sincroniza em tempo real as campanhas multi-tela,
capitalizando a conversão de consumidores que tem real interesse na
categoria e aumentando exponencialmente o resultado nos momentos
relevantes para a audiência a que as campanhas são destinadas.
Hoje,
quando falamos em anúncios e da comunicação em si, sabemos da
dificuldade de atrair a atenção dos consumidores. Há
muitos elementos e fatores de dispersão. O moment marketing, no entanto,
estimula o diálogo entre telas, a TV e o smartphone, por exemplo,
elevando a exposição ao conteúdo das marcas e estimulando que diferentes
mensagens sejam trabalhadas e conectadas na estratégia de
comunicação.
Ao
anunciar determinado produto na televisão, a empresa pode reforçar a
mensagem, destacando os atributos e vantagens do item na
peça elaborada para o digital, seja smartphone ou notebook. Essa
interação torna a comunicação muito mais fluida, especialmente em
momentos importantes do varejo e em que há a expansão dos investimentos
em publicidade.
Esse
tipo de iniciativa, com o marketing sendo feito em real time e sem uso
de dados privados dos clientes, caminha para ser uma das
principais tendências do mercado de comunicação, oferecendo novas
métricas conectadas com performance (taxa de conversão) e permitindo
medir offline no curto prazo da mesma forma que hoje medimos online.
Assim, as marcas contam com um cenário de ganha-ganha: geram
awareness, entregam conteúdos com contexto aos consumidores e clientes,
podem avaliar com assertividade todo o investimento de
comunicação e ter mais motivos para comemorar resultados.
*Ricardo Monteiro é CSO e COO da TunAd