Os pontos de ônibus tornaram-se uma ótima mídia a ser explorada pelas empresas, principalmente quando os focos são criatividade e interatividade. Cartazes simples ficaram no passado, e a tendência mundial desse tipo de marketing é transformar a espera de milhares de usuários em uma experiência mais agradável, com elementos interativos que entretém e, claro, divulgam a marca.
A Bizsys, produtora que ajuda agências de publicidade e propaganda a operacionalizar os projetos especiais e as ações de seus clientes, separou alguns mobiliários urbanos criativos instalados em diversos pontos de ônibus ao redor do mundo. Confira abaixo:
Vidro blindado
A 3M, uma empresa especializada em vidros blindados, colocou pilhas de dinheiro totalizando US$ 3 milhões dentro de um vidro em um ponto de ônibus na cidade de Vancouver, no Canadá, e lançou o desafio: “Se conseguir rompê-lo, o dinheiro é seu”.
Cascata d’água
Em ação num abrigo de ônibus localizado na Av. Paulista, em São Paulo, o smartphone “Samsung Galaxy A” foi colocado dentro de uma vitrine embaixo de uma cascata d’água que formava a letra A. O objetivo do fluxo contínuo de líquido na tela do aparelho era demonstrar sua tecnologia à prova d’água. A campanha foi criada pela agência Cheil e produzida pela Bizsys.
Hip Hop
A fim de divulgar um site sobre Hip Hop, a agência Dentsu de São Paulo criou um layout simples, objetivo e criativo para ser veiculado em abrigos de ônibus. Nele, uma foto de um cabelo Black Power foi colocada estrategicamente no local onde os passageiros sentavam para esperar pelo transporte. A ação foi finalista em Cannes na categoria mídia exterior.
Entubados
Em um ponto de ônibus da Av. Paulista, em São Paulo, as pessoas puderam conversar ao vivo com participantes de um reality show do Canal Sony, que apareciam em um telão personalizado. Para essa produção, foi criado um sistema de câmeras e streaming de alta qualidade, que transmitiu em tempo real as imagens do estúdio para a rua. A ação foi criada pela Formata Produções e produzida pela Bizsys.
Mobile
Foi criada uma ação interativa nos pontos de ônibus de Vancouver, Montreal, Toronto e Calgary para promover a função “walkie-talkie” nos novos aparelhos Solo Mobile. Ao apertarem o botão, as pessoas se conectavam simultaneamente às outras que estavam nas paradas de ônibus de outras cidades. A ação foi desenvolvida pela Rethink, de Vancouver.
Touch Screen
A operadora TIM instalou na Praia de Botafogo, Rio de Janeiro, e na Av. Paulista, São Paulo, dois mobiliários urbanos com tela touch screen que usam a tecnologia para cruzar informações de aplicativos de rastreamento e avisar o passageiro sobre a localização de seu ônibus em tempo real. Enquanto aguarda o transporte, o pedestre pode ouvir músicas ou ler revistas. A ação conta com produção da Bizsys e foi desenvolvida pela Z+.
Refrescante
Utilizando o conceito “Open Happiness”, a McCan Erickson, da Turquia, transformou um abrigo de ônibus em stand da Coca-Cola, onde os bancos eram como cubos de gelo. Os mais curiosos abriram a “geladeira” instalada no local, de onde saia uma fumaça como a dos congeladores reais, e descobriram réplicas de garrafas do refrigerante.