ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Jogada do Marketing Negócios no Esporte

Silva x Sonnen: um golpe na imagem do UFC

Matheus Pellizer by Matheus Pellizer
14/04/2014
in Negócios no Esporte
0 0

Divulgação

Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

A briga entre Wanderlei Silva e Chael Sonnen no TUF Brasil 3 depõe contra tudo que foi conquistado e construído pela marca UFC ao longo dos anos.

Divulgação
Divulgação

Desde a sua criação e o inicio de sua jornada no mundo, há mais de 20 anos, o UFC enfrentava uma série de resistências para sobreviver como esporte ou mesmo entretenimento. A falta de regras e organização levava os espectadores e as entidades públicas a uma associação imediata da modalidade com a violência.

Em meio à crise e a perda cada vez mais frequente de público, Dana White e os irmãos Fertitta (amantes de artes marciais) viram na compra da franquia uma oportunidade de virar o jogo. Não foi golpe de sorte. Com maior profissionalismo, organização, regras claras e muito marketing, eles resgataram o UFC das cinzas e o transformaram na maior marca mundial de artes marciais.

O TUF (The Ultimate Fighter), organizado nos Estados Unidos, foi uma grande sacada nesse processo. O reality show passou a mostrar os bastidores das competições e a vida e o dia a dia dos atletas, que são pessoas comuns atrás de seus músculos e a explosão nos octógonos. A produção começou a exibir a disciplina, dedicação, técnica, treino, emoções e sonhos dos atletas. E o mais importante: o lado humano desses verdadeiros “gigantes do ringue”.  Tudo que desmantelava a tese de que os lutadores são apenas caras que gostam de brigar. Aliás, há um lema quase obrigatório para qualquer arte marcial: “lutadores não brigam na rua”.

No Brasil, o MMA cresce vertiginosamente, mas ainda não parece ter passado de febre ao status de consolidado, pelo menos para o consumidor, apesar de alguns números impressionantes. O TUF Brasil 3 deveria ajudar nesse processo, principalmente agora que o maior ídolo brasileiro no esporte (Anderson Silva) está de molho desde a fatídica luta de revanche contra Weidman, quando fraturou a perna.

Deveria… Mas ontem a Rede Globo, que transmite o reality show no País, exibiu o episódio no qual Silva e Sonnen saem literalmente na mão depois de trocas inexplicáveis e grotescas de ofensas. O maior absurdo foi protagonizado por um dos técnicos de Wanderley, que esmurrou as costas do americano durante a briga, que por pouco não virou uma confusão generalizada.

Sensato, foi um dos competidores.  “Não vale a pena cara, por favor, não faça isso. O nosso sonho está em jogo”, disse a Wanderley. Pelo teaser da Globo, o próximo episódio vai mostrar a bronca de Dana White em Wand e Sonnen e a demissão do técnico que agrediu o americano. Mas isso não deve apagar a cena deprimente da briga, que parecia protagonizada por garotos do colegial.

Tamanha falta de profissionalismo parece não combinar com o UFC. Já no TUF Brasil, além do horário (ontem o episódio terminou quase às 2 da manhã) e da briga, os teatralismos baratos de Wanderley Silva e Chael Sonnen estão mostrando um lado apelativo do programa. O UFC precisa entender que o MMA deixou de ser chamado de “vale tudo”, seja no octógono ou na audiência. Será que isso tudo é necessário? Qual será a imagem que o UFC quer construir nos próximos anos?

Tags: artes marciaisaudiênciaChael Sonnenmarketing esportmarketing esportivommaVale TudoWanderlei Silva

Related Posts

IBOPE Repucom divulga ranking digital dos clubes brasileiros de outubro/2019
Jogada do Marketing

IBOPE Repucom divulga ranking digital dos clubes brasileiros de outubro/2019

...

Puma se torna parceira exclusiva de vendas da FÓRMULA 1®
Jogada do Marketing

Puma apresenta recorde de vendas e crescimento do ebit no primeiro trimestre de 2019

...

Penalty investe em lojas físicas e aposta no modelo outlet

Penalty investe em lojas físicas e aposta no modelo outlet

Turner inicia o “Projeto Brasileirão” e transmite despedida de Zé Roberto com o “Palmeiras de todos os tempos”

Turner inicia o “Projeto Brasileirão” e transmite despedida de Zé Roberto com o “Palmeiras de todos os tempos”

IBOPE Repucom: mapa do patrocínio de uniforme de futebol no Brasil em 2018

IBOPE Repucom: mapa do patrocínio de uniforme de futebol no Brasil em 2018

DAZN lança serviço de esportes via streaming no Brasil

DAZN lança serviço de esportes via streaming no Brasil

Globosat fecha cotas de patrocínio para o futebol em 2019

Lyon contraria o fluxo e renova com Adidas

Lyon contraria o fluxo e renova com Adidas

Next Post

McLaren consegue substituta para a Vodafone

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Você acredita que o aumento do limite de caracteres do Twitter descaracteriza a rede social?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X